23/02/2023 às 09h06min - Atualizada em 24/02/2023 às 08h00min

Guilherme Piai assume nesta segunda-feira (27) a área de regularização fundiária do Governo do Estado

Cerimônia de posse será na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, às 10 horas

SALA DA NOTÍCIA Luciana Canuto de Faria
Divulgação
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) nomeou para ocupar o cargo de diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) o prudentino Guilherme Piai Silva Filizzola, que tomará posse nesta segunda-feira, dia 27, às 10h, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Nascido em Presidente Prudente (SP), Guilherme Piai tem 32 anos, é empresário, e tem falado que a sua gestão será pautada pelo diálogo, cuidado e também espera poder impactar positivamente a vida das pessoas a frente dessa instituição.
A política de regularização fundiária rural e urbana do Estado de São Paulo tem como objetivos estratégicos promover o desenvolvimento socioeconômico de pequenos agricultores e trabalhadores urbanos, legitimando suas posses; fornecer ao Estado mecanismos mais eficientes para a defesa de seus interesses nas ações de desapropriação indireta nas áreas abrangidas por unidades de conservação ambiental e em ações de desapropriação para fins de reforma agrária; propiciar a solução de conflitos pela posse em áreas ocupadas por pequenos posseiros; criar alternativas para reassentamento ou desenvolvimento de projetos de manejo sustentável para as comunidades tradicionais em unidades de conservação ambiental e arrecadar terras devolutas, por meio de ações reivindicatórias, e destiná-las ao assentamento de trabalhadores rurais.
Na próxima segunda-feira, Piai pretende detalhar melhor algumas das políticas que irá adotar a frente da ITESP mas tem reforçado a sua visão como gestor. “Nós vamos tratar todo mundo com muito respeito e educação, principalmente os assentados, que na verdade são produtores rurais. E nós vamos trabalhar muito para conceder-lhes a titularidade, bem como oferecer crédito para essas pessoas e garantir todo tipo de suporte para que consigam produzir muito e garantir o lucro de suas propriedades”, assinalou.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »