20/10/2022 às 07h40min - Atualizada em 20/10/2022 às 08h00min

CAC negociou pelo WhatsApp arma com jovem que atirou e matou aluno no Ceará, diz polícia

Dono da arma utilizada em tiroteio está detido na delegacia de Sobral. Aluno que fez os disparos disse aos policiais que sofria bullying.

G1 MS
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/10/20/cac-negociou-pelo-whatsapp-venda-de-arma-com-jovem-que-atirou-e-matou-aluno-no-ceara-diz-policia.ghtml

Antônio Felipe de Sousa, 33 anos, está detido na delegacia de Sobral. Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (19). CAC negociou venda de arma com aluno que atirou em colega no Ceará, diz polícia
O dono da arma usada em um tiroteio que matou um aluno e deixou três feridos em uma sala de aula no início de outubro em Sobral, no interior do Ceará, anunciou a venda da arma em grupos de WhatsApp na cidade, segundo informação é da Polícia Civil. Ainda segundo a polícia, o CAC (Colecionador, Atirador desportivo e Caçador) tentou vender a arma diretamente para o adolescente que fez os disparos.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Antônio Felipe de Sousa, 33 anos, está detido na delegacia de Sobral. O estudante Júlio César de Souza Alves, 15 anos, morreu em 8 de outubro, três dias após o tiroteio que o baleou na cabeça. Outros dois estudantes baleados receberam alta. Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (19). A arma tinha registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC).
Polícia prende CAC dono de arma utilizada em tiroteio que deixou aluno morto e outros dois feridos em Sobral, no interior do Ceará
TV Verdes Mares/Reprodução
Segundo a polícia, o suspeito tentou inicialmente vender a arma para atiradores de um clube de tiro de Sobral; em seguida, com o adolescente apontado como autor dos disparos, sem intervenção do pai. As investigações apontam que o pai do adolescente detido pela infração análoga ao crime de homicídio tem ficha criminal por diversos crimes.
LEIA MAIS:
Polícia prende CAC dono de arma usada por adolescente que invadiu escola e matou aluno em Sobral
Após tiroteio com aluno morto, prefeitura vai instalar câmeras de segurança nas escolas municipais de Sobral, no Ceará
Morre estudante baleado por colega com arma de CAC em escola no Ceará
Nesta quarta, foram cumpridos mandados de prisão e mandado de busca e apreensão. Ao buscarem a origem da arma de fogo e como o item foi parar com o adolescente, os policiais identificaram Antônio, que prestou depoimento aos agentes.
Júlio César foi baleado por outro aluno na escola onde estudavam em Sobral, no Ceará.
Arquivo pessoal
Contradições no depoimento
No depoimento, o suspeito apresentou "diversas contradições, diversos fatos que não foram devidamente comprovados", apontou o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Márcio Gutierrez.
Antônio argumentou que a arma fora retirada do carro dele poucos dias antes do tiroteio. Contudo, a investigação apontou que ele tentava se desfazer da arma de fogo "havia meses", tendo, inclusive, tentado vendê-la no mercado informal.
Além disso, a apuração policial indicou que o adolescente teria se apoderado da arma bem antes do dia apontado pelo proprietário do item.
"Com base nessas contradições e na possibilidade de ele estar descartando provas e atrapalhando as investigações, a Polícia Civil representou por esse mandado de busca e apreensão e também de prisão temporária", afirmou Gutierrez.
A polícia recolheu material eletrônico e o documento da arma, apreendida, para investigar como o item saiu das mãos do proprietário e chegou ao adolescente que disparou os tiros.
Aluno atira e fere três estudantes em escola pública de Sobral
O proprietário da arma ficará preso por 30 dias, sem direito a fiança. "Se a autoridade policial entender que é necessária uma extensão, ele vai representar ou pela conversão desse mandado para prisão preventiva ou então pela extensão desse mandado por mais 30 dias", destacou.
Alegação de bullying
Aluno sendo socorrido após ser baleado por colega em escola de Sobral, no interior do Ceará
Reprodução
Em relato a policiais, o estudante de 15 anos que fez os disparos disse que sofria bullying dos colegas. A Secretaria da Educação afirma que não há registro da prática entre os alunos. A mãe de um dos alunos baleados também nega a realização de provocações.
O aluno que efetuou os disparos e os três estudantes baleados são todos da mesma sala de aula, da escola Carmosina Ferreira Gomes.
O prefeito da cidade, Ivo Gomes, afirmou que as escolas municipais de Sobral terão câmeras de segurança.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/10/20/cac-negociou-pelo-whatsapp-venda-de-arma-com-jovem-que-atirou-e-matou-aluno-no-ceara-diz-policia.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »