20/10/2022 às 07h45min - Atualizada em 20/10/2022 às 08h00min

Rede Paraíba de Comunicação divulga nesta quinta-feira pesquisa Ipec do 2º turno para o governo da PB

Esta será a primeira pesquisa Ipec da corrida eleitoral pelo segundo turno na Paraíba.

G1 MS
https://g1.globo.com/pb/paraiba/eleicoes/2022/noticia/2022/10/20/rede-paraiba-de-comunicacao-divulga-nesta-quinta-feira-pesquisa-ipec-do-2o-turno-para-o-governo-da-pb.ghtml

Esta será a primeira pesquisa Ipec da corrida eleitoral pelo segundo turno na Paraíba. João Azevêdo e Pedro Cunha Lima
Amy Nascimento/TV Paraíba
A Rede Paraíba de Comunicação vai publicar nesta quinta-feira (20) o resultado da primeira pesquisa de intenção de voto Ipec sobre o segundo turno da disputa pelo governo da Paraíba, entre João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB).
O segundo turno acontece em 30 de outubro. No primeiro, que aconteceu em 2 de outubro, João saiu na frente, com 39,65% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos), enquanto Pedro teve 23,90%. Veja como foi o resultado do primeiro turno na Paraíba.
Os números da pesquisa vão ser divulgados no JPB2, apresentado pelos jornalistas Larissa Pereira e Carlos Siqueira, em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente.
A pesquisa vai trazer a intenção de voto dos paraibanos para o governo após 15 dias do início do guia eleitoral de rádio e televisão no segundo turno, com nomes consolidados e posicionamentos políticos dos adversários do primeiro turno oficializados.
A sondagem vai mostrar a intenção de voto espontânea (para governador e presidente); a intenção de voto estimulada (governado e presidente); expectativa de vitória Governador; potencial de voto e rejeição para governador; avaliação da administração do atual governador e avaliação da administração do presidente.
Os números e análises também vão ser publicados no g1 Paraíba, no Jornal da Paraíba e blogs, e nas rádios CBN João Pessoa e CBN Campina Grande, que integram a Rede Paraíba de Comunicação.
Como são feitas as pesquisas eleitorais
Os números obtidos em uma pesquisa de intenção de voto são resultantes de métodos estabelecidos pela ciência estatística. Os institutos levam em consideração uma série de critérios para garantir que o retrato daquele momento do processo eleitoral seja o mais fiel possível.
No vídeo abaixo, o g1 explica quais são as etapas de uma pesquisa eleitoral, do questionário à margem de erro. Também mostra as justificativas por trás da divergência entre os resultados apontados pelos principais institutos e os que foram vistos nas urnas do primeiro turno das eleições de 2022.

Como são feitas as pesquisas de intenção de voto?
Vídeos mais assistidos da Paraíba

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/eleicoes/2022/noticia/2022/10/20/rede-paraiba-de-comunicacao-divulga-nesta-quinta-feira-pesquisa-ipec-do-2o-turno-para-o-governo-da-pb.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »