Já se imaginou correndo um percurso de mais de 1001 km? Essa vai ser a missão do ultramaratonista Mauro Chasilew para o desafio inédito Portugal 1001, que começa no dia 26 de setembro e vai até 9 de outubro. A ultramaratona tem como objetivo a travessia de norte a sul de Portugal, indo de Guimarães a Algarve, em 14 dias de prova, com média de 71,5km diários. O brasileiro é o único participante que sairá do Brasil para a prova, que contará com 15 corredores.
Durante o desafio, Mauro Chasilew vai promover a venda dos quilômetros percorridos na prova como forma de arrecadar recursos para o Instituto Ronald McDonald, incentivando que as pessoas façam doações online para ajudar crianças e adolescentes com câncer a superarem esse desafio e continuarem o tratamento oncológico que não pode ser postergado. Para participar adquirindo seu quilômetro e ajudar na luta contra o câncer, acesse https://institutoronald.org.br/kmdesolidariedade/.
Há mais de 22 anos, o Instituto Ronald McDonald tem como missão propiciar saúde e qualidade de vida para centenas de famílias no Brasil que passam pelo tratamento e lutam pelas vidas de seus. Em 2020, Chasilew realizou o desafio por meio de uma live com transmissão no Youtube correndo na esteira em 12 horas (100km) como forma de arrecadar recursos para o Instituto Ronald.
“Estávamos em casa, em isolamento social da Covid-19 e ouvindo notícias ruins sem parar. Por isso criamos um movimento virtuoso de multiplicação de boas ações em que todos podem, e devem participar, pois todos seremos beneficiados”, destaca Mauro Chasilew. Na época, o desafio serviu de treino para a maratona, que acabou sendo adiada devido ao contexto da pandemia. A ação arrecadou quase R$ 7 mil que foram investidos nos projetos e programas da ONG.
Neste ano, ao final de cada dia de prova, o ultramaratonista vai promover lives nas redes sociais para contar sobre as dificuldades, resultados de cada dia de maratona e incentivar as doações para a causa do câncer inafntojuvenil.
COMO AJUDAR Para contribuir é muito simples: basta acessar a página de venda online de km https://institutoronald.org.br/kmdesolidariedade/ e adquirir seu quilômetro. Além de incentivar o atleta, você vai fazer a diferença na vida de milhares de famílias que precisam de apoio.
"O câncer é a doença que mais mata pessoas de 01 a 19 anos no Brasil. Com o novo cenário, o contexto é ainda mais incerto para nossas crianças e jovens, que estão no grupo de risco do coronavírus. E é por isso que temos que continuar nosso trabalho incansavelmente. E são ações como essas que nos fortalecem a ir ainda mais longe na nossa luta. É muito importante a solidariedade de toda a sociedade, pois juntos somos mais fortes e vamos ajudar ainda mais famílias que precisam", ressalta Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.
AS CHANCES DE CURA A chance média de sobrevivência à doença é estimada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 64%. Porém, as chances não são as mesmas em todas as regiões do país. Conforme o levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente.
Sobre o Instituto Ronald McDonald Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 22 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e jovens, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.