19/08/2021 às 15h50min - Atualizada em 19/08/2021 às 15h50min

Programa Suzano de Educação é ampliado e irá beneficiar cerca de 25 mil estudantes de 5 municípios em MS.

Iniciativa irá contribuir com a educação de alunos e alunas dos municípios de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

- João Tavares
Assessoria Suzano
Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, ampliou o Programa Suzano de Educação para mais quatro municípios de Mato Grosso do Sul. Além de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa irá apoiar a melhora na qualidade do ensino nos municípios de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, beneficiando cerca de 25 mil estudantes de 60 escolas da rede pública de ensino.
 
O Programa Suzano de Educação investe na qualidade do ensino público, por meio do desenvolvimento profissional dos educadores e do envolvimento comunitário com foco na aprendizagem dos estudantes. Para isso, o programa atua de forma conjunta com secretarias de educação, escolas, estudantes, famílias e comunidade para enfrentar os desafios educacionais e construir, em parceria, soluções para Educação.
“Essa parceria criada com os municípios está alinhada com a nossa estratégia de trabalhar de forma colaborativa com a comunidade, melhorando o acesso à educação, fomentando o desenvolvimento sustentável das regiões e contribuindo para a geração de renda e qualidade de vida nas regiões vizinhas às nossas operações. Na Suzano, nós seguimos o direcionador de que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’ e acreditamos que não há caminho mais eficiente para melhorar o presente e o futuro da nossa sociedade do que investir na educação”, ressalta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
 
Em 2020, o Programa Suzano de Educação beneficiou mais de 200 mil estudantes da rede pública de ensino em cerca de 900 escolas municipais de seis estados brasileiros (Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo). A iniciativa também está vinculada a um dos compromissos da companhia, que é de aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 40% nos municípios prioritários da empresa.
 
Neste ano, além de trabalhar diretamente com as equipes da Secretaria de Educação, o programa também atuará com diretores e coordenadores das escolas e com professores(as) de língua portuguesa (anos finais) e de matemática (anos iniciais e finais) por meio de cursos de Ensino à Distância (EAD). Outro destaque para o Programa em 2021 é a integração direta de novos atores ao eixo de participação social, com representantes da Secretaria de Saúde e de Assistência Social, potencializando as ações com as famílias e comunidades no território.
 
“A implementação do Programa Suzano de Educação tem um potencial de assegurar o direito à educação de qualidade e formação continuada, incentivando à autonomia não apenas dos estudantes, mas de toda a comunidade. Para isso, atuamos na melhoria na qualidade de ensino, buscando levar para além dos muros das escolas discussões sobre importantes temas, como saúde, assistência social, cidadania e meio ambiente”, completa Gabriel.
 
E-BOOK
A metodologia de trabalho do Programa Suzano de Educação parte do Diagnóstico educacional de um grupo de municípios que possuem proximidade geográfica e características sociais semelhantes e que juntos integram os ADE (Arranjos de Desenvolvimento da Educação). No final de 2020, foi lançado o primeiro e-book de Boas Práticas do programa em que foram reunidas as ações e experiências dos gestores educacionais em ADE que se destacaram no período. Ainda no último ano, o PSE realizou ações de suporte aos municípios no processo de transição para o ensino remoto.
 
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »