08/10/2022 às 07h46min - Atualizada em 08/10/2022 às 08h00min

Pinos de cocaína apreendidos são doados pela polícia para pesquisa em universidade do ES

Os 280 mil pinos apreendidos podem durar dois anos. Materiais que muitas vezes são usados para a venda de drogas e, que acabam poluindo o meio ambiente, agora serão utilizados para pesquisas.

G1 MS
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/10/08/pinos-de-cocaina-apreendidos-sao-doados-pela-policia-para-pesquisa-em-universidade-do-es.ghtml

Os 280 mil pinos apreendidos podem durar dois anos. Materiais que muitas vezes são usados para a venda de drogas e, que acabam poluindo o meio ambiente, agora serão utilizados para pesquisas. Pinos apreendidos com traficante são doados para universidade no ES
Uma apreensão de 280 mil pinos de plástico, usados para armazenar cocaína, foi doada pela Polícia Civil do Espírito Santo para um laboratório de pesquisa de uma universidade em Vila Velha, na Grande Vitória.
Os materiais que muitas vezes são usados para a venda de drogas e, que acabam poluindo o meio ambiente, agora serão utilizados para pesquisas.
Pinos de cocaína apreendidos são doados para pesquisa em universidade do ES
Reprodução TV Gazeta
Essa apreensão aconteceu em agosto deste ano. As embalagens plásticas estavam na casa de um suspeito de tráfico de drogas que permanece preso.
Os tubos de plástico foram criados há mais de cem anos para serem usados em pesquisas, mas, atualmente, também estão sendo usados por traficantes.
Pinos de cocaína apreendidos são doados para pesquisa em universidade do ES
Reprodução TV Gazeta
A pró-reitora da universidade contemplada com a doação, Denise Endringer, explicou que a chegada dos pinos é muito positiva para a ciência. Isso porque, os tubos estavam em falta no mercado.
“Umas das razões dos microtubos não terem sido destinados para a pesquisa básica foi na época Covid, quando toda a produção foi destinada para a realização dos testes de RT-PCR no Brasil e no mundo. Essa apreensão veio ajudar a gente, porque estava em falta no mercado e agora que está voltando. A doação vai ter um impacto positivo para a pesquisa", relatou a pró-reitora.
Denise Endringer explicou que os tubos de plástico podem ter diferentes funções. Uma delas é no laboratório de eco toxicologia, onde insetos são guardados e cultivados.
Pinos de cocaína apreendidos são doados pela polícia para laboratório no ES
Reprodução TV Gazeta
Outro utilidade é explorar a cultura celular. Nele, materiais raros são transformados de material líquido para sólido. Segundo Denise, as enzimas raríssimas são refrigeradas a - 80ºC, por exemplo, ou para guardar a cultura celular em alguns casos.
Com a doação, a universidade vai economizar R$ 40 mil. Já a quantidade de pinos devem durar por dois anos.
*Mikaella Mozer é aluna do 25º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve a supervisão do editor Juirana Nobres.

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/10/08/pinos-de-cocaina-apreendidos-sao-doados-pela-policia-para-pesquisa-em-universidade-do-es.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »