05/10/2022 às 07h55min - Atualizada em 05/10/2022 às 08h00min

'Ai Que Vida' completa 15 anos: atores e diretor lembram filmagens e contam como filme mudou suas vidas

A maioria das pessoas do elenco não eram atores profissionais. O filme foi gravado ao longo de dois anos e superou o longa-metragem "Harry Potter e a Ordem da Fênix" em um cinema de Teresina.

G1 MS
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/10/05/ai-que-vida-completa-15-anos-atores-e-diretor-lembram-filmagens-e-contam-como-filme-mudou-suas-vidas.ghtml

A maioria das pessoas do elenco não eram atores profissionais. O filme foi gravado ao longo de dois anos e superou o longa-metragem "Harry Potter e a Ordem da Fênix" em um cinema de Teresina. O filme "Ai que Vida", que marcou a história cinematográfica piauiense, com histórias engraçadas e personagens inesquecíveis, completou 15 anos. Em comemoração, atores e diretor se reuniram em Teresina para relembrar histórias marcantes das filmagens.
"Eu falava para os atores: 'pessoal, isso aqui vai estourar, vai marcar a vida de vocês' . E alguns respondiam: Aonde? Tá louco'. A maioria não era ator, muitos eram amigos meus de faculdade, de trabalho, colegas, conhecidos dos colegas e que juntos se aproximaram para formar um projeto. E esse projeto até hoje é referência. A gente se orgulha muito de ter feito a equipe, porque ele rompeu, naquele momento, a barreira do impossível", disse emocionado Cícero Filho, diretor do filme.
O cineasta Cícero Filho contou ter iniciado em 2006 as gravações do segundo filme da sua carreira. Desde o início, ele acreditava que seria um sucesso. Contudo, os equipamentos, cenários e até elenco eram de certa forma improvisados. Mesmo assim, em 2008, em seu lançamento em Teresina, o filme foi um enorme sucesso e continua sendo 15 anos depois.
"Que parecia impossível naquele momento. A barreira, por exemplo, de que filme local não é interessante. O filme feito no Piauí não existe. E eu dizia: 'Por que não? Que diferença faz? Se a gente fizer direitinho, vai dar certo. E deu certo. Deu muito certo", comentou o cineasta.
Em sua primeira semana de exibição no cinema de um shopping de Teresina, o longa-metragem alcançou a marca de 1 mil espectadores em menos de uma semana, superando a bilheteria do filme “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, que estava em exibição naquela sala.
Irisceli Queiroz (Sharlene) e Sara Castro (Mona) atrizes do filme Ai que Vida
Lívia Ferreira/g1 PI
Em entrevista ao g1, a protagonista Irisceli Queiroz, que interpretou Sharlene no filme, contou que sua vida mudou totalmente. Apesar de não ter continuado com a carreira de atriz, ela diz que por onde passa é reconhecida pelas pessoas, de todas as partes do Brasil.
"Um ano após o filme, eu fui para Brasília e achei impressionante o tanto de fãs que me reconheceram. Desde o início o Cícero disse que seria um sucesso e eu já tinha feito outro filme com ele [Entre o Amor e Razão, 2006], mas eu não imaginei que tomaria essa proporção. Sempre acreditei e apoiei meu amigo, embarcava nessas por ele também", comentou Irisceli, atualmente jornalista.
Outra personagem bastante marcante é a amiga de Sharlene, a Mona, interpretada pela atriz Sara Castro. Sua presença marcante no filme deu destaque ao seu papel de coadjuvante, hoje em dia ela é recebida por fãs com a sua frase do filme: "Sharlene, mulher, o Gerald tem carro!".
Atriz Sara Castro que interpretou Mona no filme 'Ai que Vida' e o diretor Cícero Filho
Lívia Ferreira/g1 PI
Sara disse que depois do filme também já passou por diversas situações inusitadas devido à repercussão do filme como, por exemplo, quando uma legião de fãs quase derrubou uma parede de vidro no restaurante onde ela estava jantando no Pará.
"Antes do 'Ai que Vida' eu era fisioterapeuta, mas Cícero me convidou e eu topei, e me encantei pela sétima arte, o cinema. E desde então eu vivo da arte. Mesmo sendo uma personagem coadjuvante, por onde passo as pessoas me conhecem, até mesmo fora do Brasil, como já aconteceu em uma viagem minha", disse Sara.
Cícero Filho, diretor do filme Ai que Vida
Reprodução
O diretor revelou ter feito poucas cópias originais do filme e que inclusive não lucrou com a obra. Ao todo foram cerca de 300 DVDs disponibilizados no lançamento do longa em 2007.
"Ganhei somente em credibilidade e notoriedade", declarou.
Repercussão
Devido ao sucesso que “Ai que Vida” se tornou, muitas histórias inusitadas aconteceram na vida dos atores do filme, como a protagonista Sharlene feita por Irisceli.
“Na época do filme eu não tinha Facebook e uma fã criou um conta com a minha foto, meu nome, minhas informações, se passando por mim. Então uma amiga me perguntou: ‘por que tu não me aceita no Face?’ e eu disse: 'mas eu não tenho'. Então ela foi atrás e a pessoa na página disse: ‘eu sou fã da Irisceli, todo famoso tem um fake e esse é o dela’. Descobrimos depois que era uma moça da Paraíba, que acabou dando a senha e conseguimos recuperar essa conta”, lembrou Irisceli.
Filme "Ai que vida!" foi sucesso de bilheteria no Piauí e no Maranhão
Reproduçã/TV Clube
Não somente com ela, mas o próprio diretor do filme contou que ao longo destes 15 anos já passou por diversas situações devido à repercussão da trama. Por onde passa ele é reconhecido, pessoas cantam a trilha sonora do filme.
Para ele, uma das lembranças mais marcantes foi quando em uma viagem para São Paulo, encontrou vários vendedores ambulantes vendendo o DVD do fimle na 25 de Março e ele logo se indagou: “Oxe, mas fiz pouquíssimas cópias do filme, como que esse material chegou aqui?”.
Para Cícero a situação foi muito engraçada e emocionante ao mesmo tempo, ver sua obra em um dos principais pontos comerciais da América Latina foi gratificante.
“Eu acredito que a história ela consegue se adaptar a qualquer tempo, seja no passado, seja agora no presente, porque é humor, é comédia atemporal. As questões políticas, a rotina da cidade interiorana, os escândalos. As pessoas sempre fazem memes com o filme em época de eleições do Brasil. ‘E aí quem ganha a eleição: Zé Leitão ou Chica do Pote?’ Então tem muitas histórias engraçadas”, comentou Cícero.
Gravações
O filme foi gravado em Amarante, a 128 km de Teresina, cidade natal de Irisceli. Alguns figurantes são amigos, vizinhos ou conhecidos dela. Para a jornalista, a obra se tornou ainda mais especial porque foi feita na sua cidade, com seu povo e sua cultura.
“Eu apresentei Amarante para o Cícero, é uma cidade linda e cultural. Meus pais e toda a minha família, assim como eu, nasceram e se criaram lá. Foi muito bacana as gravações, muitas pessoas ajudaram com o cenário, figurinos, maquiagem”, relembrou Irisceli.
Initial plugin text
A população da cidade, em sua maioria, não entendia o que aquelas pessoas estavam fazendo. Achavam estranho, segundo o diretor, e algumas cenas foram difíceis de serem gravadas. O período da filmagem demorou cerca de 2 anos.
Os atores convidados por Cícero ajudavam na produção da obra também, como por exemplo, Gunnar Campos (Romeu), que na época estava se formando em psicologia, e Wellington Alencar (Gerald), também formado em jornalismo.
“As cenas mais difíceis de se gravar foram as dos comícios. A gente tinha que reunir muitas pessoas pra fazer parte como figuração e a gente não tinha grana pra pagar ninguém. Então a gente pegava o carro de som que a gente conseguia com os amigos para sair nas ruas chamando as pessoas, ninguém entendia, pensava até que era uma oposição ao prefeito da época”, lembrou Cícero.
Outra cena que o diretor destacou foi a perseguição do personagem Zé Leitão (Feliciano Popô) ao personagem Valdir (Rômulo Augusto) com uma espingarda descarregada. Para imitar os tiros e balas, Cícero disse que usou bombinhas de festa junina, mas alguns populares acharam que estava acontecendo um tiroteio na cidade.
Gravações do filme Ai que Vida
Reprodução
“As pessoas misturavam ficção com a realidade. Então, foi muito, muito louco, a ponto de ter uma cena em que, por exemplo, a polícia foi bater no set de filmagem. A polícia chegou, já entrando armado pra pegar quem era que estava dando tiro”, contou o diretor.
? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Fonte: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/10/05/ai-que-vida-completa-15-anos-atores-e-diretor-lembram-filmagens-e-contam-como-filme-mudou-suas-vidas.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »