04/10/2022 às 07h49min - Atualizada em 04/10/2022 às 08h00min

Especialistas analisam saúde de árvores e potenciais de florestas do Amapá para manejo e conservação

Equipes do Inventário Florestal Nacional coletam dados em cerca de 200 áreas no estado. Resultados poderão contribuir para o desenvolvimento da região.

G1 MS
https://g1.globo.com/ap/amapa/natureza/amazonia/noticia/2022/10/04/especialistas-analisam-saude-de-arvores-e-potenciais-de-florestas-do-amapa-para-manejo-e-conservacao.ghtml

Equipes do Inventário Florestal Nacional coletam dados em cerca de 200 áreas no estado. Resultados poderão contribuir para o desenvolvimento da região. Equipes do inventário nacional
Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca/Divulgação
A quantidade e a qualidade dos recursos florestais do Amapá serão medidas a partir de uma coleta de informações que começou a ser realizada por equipes do Inventário Florestal Nacional (IFN), que integra o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
Cerca de 200 pontos no estado recebem visitas de especialistas para análises da saúde e da vitalidade das árvores. Os resultados irão subsidiar a administração pública na implementação de políticas para manejo e conservação das florestas.
Eessa coleta de dados também é feita a partir de entrevistas com moradores que habitam as regiões próximas aos pontos. A ideia é entender a relação deles com a floresta e com os recursos que dela são gerados, como óleos, sementes, e a própria madeira.
Veja mais notícias sobre a Amazônia amapaense
Ainda há a coleta de material do solo e botânico, que irão para herbários, como explica Humberto Navarro Junior, coordenador-geral de inventário e informações florestais do SFB.
"Eles coletam partes das plantas que vão para os herbários do Amapá, da região Amazônica e também sempre uma duplicata desse material é enviada para o Herbário Nacional, no Rio de Janeiro. Ainda em setembro iniciamos atividades que percorre o Brasil inteiro coletando informações de 20 em 20 quilômetros", explicou o coordenador-geral.
Floresta Nacional do Amapá
ICMBio/Divulgação
Em todo o estado apenas as áreas indígenas não terão a coleta de dados. A primeira fase no Amapá tem um prazo de aproximadamente 6 meses para ser finalizada.
"O Amapá era o único estado em que nós não tínhamos feito nenhuma coleta. Serão cerca de 200 amostras no Amapá, ou unidades amostrais. Em cada unidade a gente coleta informações, tanto biofísicas quanto informações socioambientais", pontuou Navarro.
Dos estados que têm cobertura da floresta Amazônica apenas Amapá, Amazonas, Pará e Mato Grosso ainda estão com equipes em campo. Acre, Roraima e Rondônia já concluíram esta fase.
Já os estados de Tocantins e Maranhão estão bem próximos da conclusão dos relatórios, que é a última etapa. Até sexta-feira (30), 18 estados de todo o país apresentaram os relatórios, que estão disponíveis no site do Sistema Nacional de Informações Florestais.
O inventário no Amapá é executado pelo SFB, ligado ao Ministério da Agricultura, com recursos do Fundo Amazônia, administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Durante a coleta, as equipes passarão por todos os municípios do estado para realizar o levantamento de campo.
Pontos de coletas de dados no Amapá
Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação
Inventário Nacional
O Inventário Florestal Nacional é implementado pelo Serviço Florestal Brasileiro e está previsto no Código Florestal (Lei 12.551/2021). Trata-se de um levantamento que busca conhecer os recursos florestais brasileiros para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação e conservação dos recursos florestais.
Até o fim de setembro, foram inventariados mais de 430 milhões de hectares, o que corresponde a 51% do território nacional.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/natureza/amazonia/noticia/2022/10/04/especialistas-analisam-saude-de-arvores-e-potenciais-de-florestas-do-amapa-para-manejo-e-conservacao.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »