28/09/2022 às 07h48min - Atualizada em 28/09/2022 às 08h00min

Corpo de alpinista americana desaparecida encontrado no Himalaia

A famosa alpinista Hilaree Nelson desapareceu na segunda-feira, quando sofreu um acidente em uma descida de esqui.

G1 MS
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/28/corpo-de-alpinista-americana-desaparecida-encontrado-no-himalaia.ghtml

A famosa alpinista Hilaree Nelson desapareceu na segunda-feira, quando sofreu um acidente em uma descida de esqui. Corpo de alpinista americana Hilaree Nelson é levado por equipe de resgate
Sunil PRADHAN / AFP
As equipes de resgate encontraram nesta quarta-feira (28) o corpo da alpinista americana Hilaree Nelson, dois dias após seu desaparecimento na montanha Manaslu do Nepal.
"A equipe de busca que partiu durante a manhã de helicóptero recuperou o corpo", disse à AFP Jiban Ghimire, da empresa Shangri-La Nepal Trek, que organizou a expedição.
Ghimire explicou que o corpo foi levado ao campo base da montanha Manaslu e será transportado de avião para Katmandu.
A famosa alpinista de 49 anos desapareceu na segunda-feira, quando sofreu um acidente em uma descida de esqui depois de escalar a oitava maior montanha do mundo (8.163 metros) com seu companheiro Jim Morrison.
Serviços de resgate do Nepal trazem corpo da alpinista Hilaree Nelson
Niranjan Shrestha/AP
Este, que coordenou as operações de resgate, estava no helicóptero que localizou o corpo.
Na segunda-feira, os helicópteros não conseguiram sobrevoar a área do acidente devido às condições meteorológicas e na terça-feira as equipes de resgate não encontraram o corpo.
Com duas décadas de carreira, a alpinista e esquiadora de montanhas era uma das atletas "mais prolíficas de sua geração", destacou a empresa The North Face, que patrocinava Hilaree Nelson.
Em 2012, ela se tornou a primeira mulher a escalar o Everest (maior montanha do mundo) e a Lhotse (quarta maior do mundo) em 24 horas.
Jim Morrison, marido de Hilaree Nelson, recebe o corpo da esposa no Nepal
Niranjan Shrestha/AP
Seis anos depois ela retornou a Lhotse e fez a primeira descida de esqui da montanha, o que lhe rendeu o prêmio de Aventureira do Ano da National Geographic.
Mas na atual expedição ao Manaslu, Hilaree Nelson admitiu que não se sentia tão segura como em expedições anteriores. "As últimas semanas testaram minha resistência", escreveu na quinta-feira da semana passada no Instagram.
A morte da americana é a segunda confirmada na temporada de outono (hemisfério norte, primavera no Brasil) de escaladas no Nepal.
No dia de seu desaparecimento, uma avalanche atingiu os campos base 3 e 4 da montanha Manaslu: um alpinista nepalês morreu e várias pessoas ficaram feridas.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/28/corpo-de-alpinista-americana-desaparecida-encontrado-no-himalaia.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »