23/09/2022 às 07h47min - Atualizada em 23/09/2022 às 08h00min

Mogi das Cruze promove ação especial de vacinação contra paralisia infantil neste sábado

Mães podem levar filhos a cinco postos e doses também serão distribuídas no Largo do Rosário.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/09/23/mogi-das-cruze-promove-acao-especial-de-vacinacao-contra-paralisia-infantil-neste-sabado.ghtml

Mães podem levar filhos a cinco postos e doses também serão distribuídas no Largo do Rosário. Vacinação contra paralisia infantil terá ação especial em Mogi das Cruzes neste sábado
Ney Sarmento
Neste sábado (24), Mogi das Cruzes tem uma ação especial para a vacinação contra a paralisia infantil.
As crianças de 1 a 4 anos (até 4 anos e 11 meses) devem receber a dose, mesmo aquelas que estão com a caderneta de vacinação em dia. As doses serão distribuídas em quatro postos de saúde das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde Jundiapeba, Brás Cubas, Jardim Camila, Vila Suíssa e também no Largo do Rosário, mais conhecido como Praça da Marisa. O conjunto Jefferson também terá vacinação, mas das 8h às 12h.
A Prefeitura destaca que a iniciativa é importante para ampliar a cobertura vacinal no município que, até o momento, atingiu apenas 41,16% do público-alvo. A meta mínima preconizada é vacinar 95% das crianças deste grupo para diminuir o risco do retorno da doença em nosso país. "Escolhemos unidades com localizações estratégicas para facilitar o acesso da população neste sábado e já estamos pensando em outras ações para ajudar os pais que trabalham e não têm tempo de levar as crianças”, explica o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior. Ele lembra que a vacina é segura e importantíssima para salvar vidas. “Precisamos impedir que esta doença volte ao nosso país", reforça.
A vacina continua disponível em todos os postos de saúde durante a semana, das 8h às 16h. A campanha de vacinação contra a poliomielite foi iniciada em 8 de agosto e a primeira etapa terminaria no dia 9 de setembro, mas, em função da baixa adesão, a campanha foi prorrogada até o dia 30 de setembro.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença que causa a paralisia infantil e ainda não é considerada erradicada. Ainda há países com casos endêmicos e neste ano foi observado o retorno de casos em nações que já tinham eliminado a doença; o caso mais recente ocorreu em julho, nos Estados Unidos.
As Américas não registravam casos da doença desde 1991, quando houve a última ocorrência no Peru. No Brasil, o último caso foi em 1989.
Atualmente, o Brasil está listado entre os países com alto risco para a reintrodução do vírus da pólio, devido às baixas coberturas vacinais registadas nos últimos anos.
Assista a mais notícias

Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/09/23/mogi-das-cruze-promove-acao-especial-de-vacinacao-contra-paralisia-infantil-neste-sabado.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »