20/09/2022 às 18h47min - Atualizada em 21/09/2022 às 00h00min

Aretha Duarte lança sua biografia, da "Da Sucata ao Everest", nesta sexta-feira, em Campinas

Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao "Topo do Mundo", ativista socioambiental e líder ESG, vai autografar o livro no Salão Vermelho da Prefeitura

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Aretha Duarte, referência brasileira como ativista socioambiental, liderança ESG e primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, faz o lançamento de sua biografia em Campinas. Ela vai autografar o livo "Da Sucata ao Everest - a saga de Aretha Duarte" nesta sexta-feira (23), a partir das 18h, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, sua cidade natal, onde se formou em educação física e trabalha como guia de montanha na Grade6.

No encontro com amigos e admiradores em Campinas, Aretha contará um pouco de sua jornada transformadora e da criação de sua biografia. Com 164 páginas, Da Sucata ao Everest - A saga de Aretha Duarte foi escrita pelos jornalistas Débora Rubin e Rodrigo Grilo, em colaboração direta com a montanhista.

Entrevistas - Aretha Duarte vai atender a imprensa às 17h30, antes do início das atividades de lançamento do livro. Para isso, é preciso solicitar o credenciamento pelo e-mail: redacao@zdl.com.br

A obra parte do Jardim Capivari, bairro da periferia de Campinas onde Aretha cresceu, até o cume da montanha mais alta do planeta, em uma saga inspiradora feita de garra, coragem, persistência, sonho e superação. Do total de US$ 67 mil exigidos para a Expedição Everest, 1/3 veio de reciclagem. Outro detalhe é a galeria de fotos e QRCodes para áudios gravados por Aretha Duarte diretamente do Everest.

Depois do lançamento em São Paulo e Campinas, Aretha parte para uma turnê nacional com eventos nas lojas Decathlon. O roteiro passa por Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Maringá, Ribeirão Preto, Rio De Janeiro - Barra, Espírito Santo, Vila Velha, São José do Rio Preto, Salvador, Recife, Campinas e São José dos Campos. Nos encontros, a montanhista também irá contar um pouco de sua jornada e da criação de sua biografia, além de ler trechos emocionantes do livro distribuir autógrafos e posar para fotos, além, claro, do mais importante: fomentar a conscientização sobre práticas mais sustentáveis no esporte e na vida.

Ativista socioambiental e liderança ESG - Após a Expedição Everest, Aretha tem usado seu exemplo e sua voz para assumir novos papéis, especialmente como ativista socioambiental, representante da nova liderança ESG, e como palestrante. Com isso, tem atraído parceiros que compartilham essa filosofia, como a Moove e a Veolia, da qual é embaixadora, e Decathlon. "Meu sonho grande nunca foi chegar ao topo do Everest. Meu sonho grande é garantir que transformações socioambientais e oportunidades cheguem às periferias, para que todos tenham o direito e as possibilidades de escolherem melhores caminhos para ajudar suas vidas e suas famílias."

Para transformar sua teoria na prática, Aretha tem feito a sua parte. Em pouco mais de um ano, Aretha fez 49 palestras e falou para um público total de 30.588 pessoas. Parte desses encontros foram as chamadas palestras sociais, nas quais ela visita escolas para falar sobre superação, que ela classifica como PIB (Poder Interno Bruto), e a necessidade de saber "sonhar grande" e lutar para fazer acontecer.

"A mudança que eu espero do mundo precisa começar por mim. Foi com esse pensamento e foco que escalei o Monte Everest, entendendo que seria uma grande oportunidade para gerar conquistas coletivas e sustentáveis. Eu conto, no meu livro biográfico, como tudo isso se deu e, através da turnê literária, espero inspirar mais Arethinhas a ativarem seu Poder Interno Bruto e garantirem a realização dos seus sonhos," afirma Aretha que, além de jovens, também é referência para outras mulheres que, assim como ela, sonham com novos projetos capazes de mudar suas vidas e seu entorno para melhor.
Notícias Relacionadas »
Comentários »