15/09/2022 às 14h18min - Atualizada em 16/09/2022 às 00h00min

No Setembro Azul, especialista alerta para diagnóstico precoce da surdez

SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
O mês de setembro é dedicado também à conscientização da luta das pessoas com deficiência auditiva e segundo o otorrinolaringologista Thiago Resende, do hospital Santa Casa de Mauá, a campanha alerta para a importância da acessibilidade, inclusão e visibilidade dos surdos.

“Surdez é a impossibilidade ou a dificuldade de ouvir, o que na maioria das vezes não compromete outras habilidades e os pacientes podem levar uma vida normal se a sociedade estiver preparada para incluí-los e integrá-los, seja nas áreas da educação, no mercado de trabalho, na cultura ou no lazer”, explica Resende.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo são mais de 500 milhões.

A surdez pode ser dividida em quatro tipos: a ligeira, a média, a severa e a profunda. Entre as principais causas estão a genética, prematuridade, acúmulo de cera ou líquidos no ouvido, infecções, medicamentos, traumas e envelhecimento.

Os primeiros sinais da perda auditiva são identificados a partir de situações rotineiras como dificuldades para falar ao telefone, ouvir a TV ou o rádio, pedir para que a outra pessoa repita ou fale mais alto, fazer leitura labial para melhor compreensão, zumbido no ouvido, além de outras situações.

O diagnóstico ou grau de perda auditiva é feito pelo otorrinolaringologista por meio de exames clínicos, análise de sintomas, audiometria e o tratamento pode incluir limpezas, medicações, aparelhos auditivos, próteses e cirurgias, de acordo com o grau da perda. 

Alguns casos podem ser prevenidos ainda na gestação, com o teste da orelhinha, e para quem trabalha em ambientes muito barulhentos, é importante realizar exames periódicos auditivos de forma rotineira a fim de detectar e tratar precocemente o problema.   

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .
Notícias Relacionadas »
Comentários »