15/09/2022 às 07h49min - Atualizada em 15/09/2022 às 08h00min

Campanha de vacinação antirrábica na área urbana começa neste sábado em Uberlândia

Imunização vai ocorrer das 8h às 16h em pontos itinerantes nas zonas Oeste e Leste e fixos pela cidade.

G1 MS
https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/09/15/campanha-de-vacinacao-antirrabica-na-area-urbana-comeca-neste-sabado-em-uberlandia.ghtml

Imunização vai ocorrer das 8h às 16h em pontos itinerantes nas zonas Oeste e Leste e fixos pela cidade. Campanha de Vacinação Antirrábica inicia sua fase urbana
Valter de Paula/Prefeitura de Uberlândia
A etapa urbana da 38ª Campanha de Vacinação Antirrábica começa no sábado (17), com pontos itinerantes nas zonas Oeste e Leste e fixos pela cidade. A campanha, organizada pelo Programa de Controle de Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), será das das 8h às 16h.
Os cães e gatos que devem tomar a vacina precisam ter mais de três meses de idade, não estarem doentes ou em período de gestação ou lactação. No caso de melhora ou após o período do desmame, os tutores devem levar seus animais para o CCZ para regularizar a vacinação.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, sem cura, e que é transmitida por meio da saliva de cães e gatos infectados. Lilian de Andrade, coordenadora do programa, reforça que os tutores devem ter consciência e aproveitar para prezar pela saúde de seus animais.
Ela destaca que “a raiva é uma doença transmissível ao homem. A partir dos sintomas, o animal encaminha para óbito em poucos dias, porque a letalidade é de 100%. A prevenção é a vacinação anualmente”.
A etapa rural da campanha teve o seu início no dia 1° de agosto e foi até o dia 2 de setembro, com expectativa final de vacinar 14 mil animais.
Postos de vacinação
Os postos itinerantes da vacinação podem ser consultados na lista da CCZ. Já os fixos, que ficam disponíveis de 17 a 24 de setembro, são:
Postos fixos de vacinação antirrábica
Programa de Controle da Raiva
As ações do Programa acontecem de forma permanente ao longo do ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento, junto do posto de vacinação no Zoonoses. Por conta do trabalho do CCZ, Uberlândia está há mais de 30 anos sem registros de casos em animais domésticos. Apesar da ausência de casos, a continuidade do programa e da campanha segue necessária.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/09/15/campanha-de-vacinacao-antirrabica-na-area-urbana-comeca-neste-sabado-em-uberlandia.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »