10/09/2022 às 07h48min - Atualizada em 10/09/2022 às 08h00min

Um mês após fechamento, Museu da Água reabre ao público em Piracicaba

Segundo o Semae, espaço turístico ficou fechado para passar por manutenções. Área foi fechada na mesma data que o Aquário Municipal, que segue sem atendimento à população.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2022/09/10/um-mes-apos-fechamento-museu-da-agua-reabre-ao-publico-em-piracicaba.ghtml

Segundo o Semae, espaço turístico ficou fechado para passar por manutenções. Área foi fechada na mesma data que o Aquário Municipal, que segue sem atendimento à população. Arcos centenários do Museu da Água
Felipe Poleti/ Prefeitura de Piracicaba
O Museu da Água de Piracicaba Francisco Salgot Castillon, mantido pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) reabre para visitação gratuita da população a partir deste sábado (10), das 9h às 17h, após ficar um mês fechado. Segundo a autarquia, o espaço ficou fechado durante o mês de agosto para melhorias e volta a receber o público aos fins de semana e feriados.
Segundo o engenheiro Darcy Lázaro Ganzella Jr., diretor de Departamento de Construção Civil, Oficina e Transporte do Semae, entre as melhorias realizadas está a retirada da capa de concreto do canal da cascata, impermeabilização do trecho e recomposição do concreto.
“O objetivo foi evitar novas infiltrações no aquário (que fica dentro do prédio)”, explicou. Outros pequenos reparos também foram realizados a fim de manter o funcionamento do local, acrescentou a autarquia.
Vertedouro do canal do Museu da Água
Felipe Poleti/ Prefeitura de Piracicaba
O prédio onde fica o Museu da Água foi construído em 1887, ao lado do salto do rio Piracicaba, como primeiro serviço de captação e distribuição de água encanada para o abastecimento doméstico implantado no interior do estado de São Paulo. É rico em detalhes arquitetônicos, como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.
Como museu, o espaço funciona desde 25 de novembro de 2000 e conta com várias peças que foram usadas no sistema de distribuição de água. Algumas antigas, como a carrocinha que servia para transportar ferramentas e peças utilizadas nas ligações de água ou consertos diversos. Outras peças são mais recentes, como o eixo com rotor de uma bomba d'água, registros, tubo e flange usados nas redes de água.
O espaço turístico fica na Avenida Beira Rio, 448, no Centro, com funcionamento aos fins de semana e feriados, das 9h às 17h.
Aquários do Museu de Água de Piracicaba
Felipe Poleti/ Prefeitura de Piracicaba
Aquário mais tempo fechado
Inicialmente, a reabertura estava prevista para o final de agosto, mas foi adiada em uma semana. O espaço e o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves interromperam as atividades desde 13 de agosto. Os dois estão entre os principais pontos turísticos da cidade.
"O Aquário necessitará de mais tempo para a realização das melhorias, com previsão de reabertura para o fim de novembro ou início de dezembro", informou o Semae.
"O fechamento ocorre após as férias escolares, o que possibilitou as visitas nesse período. As melhorias serão realizadas com mão de obra própria, para agilizar o processo", acrescentou a autarquia.
Ao comunicar a suspensão das atividades de ambos no dia 12 de agosto, inicialmente, o Semae informou apenas que a causa era um déficit de servidores.
A reportagem fez outros questionamentos à autarquia, como o número de servidores que estão em falta, se são profissionais que estão afastados e futuramente vão retornar aos postos ou que foram exonerados, e se há alguma expectativa em relação a reposições.
Em nota enviada na manhã do dia seguinte (13), a autarquia mudou o discurso e alegou que a suspensão das visitações ocorreu para "obras de melhoria nos espaços". Alterou, também, a informação de que os dois espaços ficariam fechados por tempo indeterminado, que tinha sido divulgado no site do Semae.
Aquário Municipal de Piracicaba
Divulgação/Prefeitura de Piracicaba
O Aquário Municipal foi inaugurado em setembro de 2012 e está instalado no Parque Mirante, com vista privilegiada do salto do Rio Piracicaba, por ficar às margens dele.
O espaço conta com três aquários, cada um com capacidade para 2,4 mil litros de água. Segundo o site do Semae, neles estão cerca de 70 espécies e mais de 2 mil peixes, divididos em carnívoros do Brasil e do mundo; pequenos da Amazônia e exóticos do mundo, que são peixes originários da América, da Ásia, África e Europa.
Há também dois lagos, um deles com peixes diversos do Brasil como, Pirarucu, Pintado, Pirarara, Piracanjuba, Piauçu, Pacu, Tilápias entre outros, além do Lago das Carpas.
Peixes no Aquário Municipal de Piracicaba
Débora Laranjeira/Semae
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Fonte: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2022/09/10/um-mes-apos-fechamento-museu-da-agua-reabre-ao-publico-em-piracicaba.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »