09/09/2022 às 13h11min - Atualizada em 09/09/2022 às 16h00min

Riscos de tatuar na Primavera ou Verão

Primavera e Verão, não são tão favoráveis para tattoo

SALA DA NOTÍCIA Sarah Ramires Cortez
Cortez e mascote Billy
Exatamente as 22h04, do próximo dia 22 de setembro teremos o inicio da Primavera. Muitas flores desabrocham, os campos ficam tomados de verde, o os animais silvestres iniciam suas reproduções naturais neste período, devido a um conjunto de fatores, como o aumento gradativo das temperaturas e o regime de chuvas, que se intensifica.
Os seres humanos não ficam de fora deste espetáculo da natureza, se sentem mais felizes e dispostos com as manhãs de sol e termômetros mais elevados.
Numa conversa com Thiago Cortez, CEO, tatuador e body piercing da franquia Studio K Tattoo, descobrimos que para o mundo das tatuagens, as estações da Primavera e Verão, não são tão favoráveis assim.
“Acredito que os clientes ficam tão felizes com as tattoos ou piercings que não se dão conta das orientações... Você tem que evitar o sol diretamente sobre a área tatuada pelo menos quinze dias... Saunas, banhos de mar, rios, cachoeiras, piscinas ou piscinões naturais, são proibidos até saírem as casquinhas da cicatrização... Pô quem tem duvidas de que esses locais não de aguas cristalinas?” Lembra Cortez.
Quando pergunto, a beira da praia é tomada de tatuados, tomando banho de sol, todos estão errados? “Sim e não... (risos) É permitido curtir praia sim... Eu mesmo tenho umas 90 tatuagens e adoro ficar na beira da praia, na piscina de casa ou me bronzeando... Mas isso tem que ser somente um mês após a tatuagem ter sido feita” Completa ainda: “Tem algumas pessoas que no período de cicatrização passam  filtros solares, Hipoglós e seus genéricos ou até hidratante antes da total cicatrização... Isso pode gerar uma reação terrível, somados aquela caipirinha, frituras e frutos do mar...”
Então existe restrição alimentar? “Logico... Eu sempre recomendo evitar de 2 a 4 semanas, frituras, salsichas, presunto, doces, principalmente chocolate, bebidas alcoólicas e frutos do mar, pois podem estimular a inflamação no corpo, o que acaba atrasando e prejudicando a cicatrização da tatuagem... Isso é fato! Só um negacionista com corpo atlético, acredita ser imune”.
Thiago relata ainda, que depois do tatuado passar uma final de semana de festa, ingerindo bebidas alcoólicas, comendo tudo que são contra indicados, exposto ao sol e aguas de origens duvidosas, comparece a uma dos estúdios, queixando que a tatuagem inflamou: “Impossível... A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil proíbe reiteradamente o uso de produtos que não sejam descartáveis em estúdios de tatuagem, piercing, salões de beleza, assim como manicures em todo nosso território e a fiscalização das vigilâncias municipais são pesadas, afinal uma multa é faturamento para os cofres da gestão publica... É claro, que estou falando de empresas... Não tem como controlar um fundo de quintal, que na verdade é um caso de policia – Trabalhar sem autorização é crime de lesão corporal... Mas isso é outro assunto... Você acha que não notamos desbotados, falhados porque foi tirada a casquinha de cicatrização e nitidamente mal cuidados, porque ficaram expostos ao Sol, completamente desidratados e sem a mínima higiene... Pô o primeiro StudioK foi inaugurado em 2013... 9 anos são praticamente uma década...”
Sempre com bom humor, Thiago Cortez, 33, completa: “ Todos os tatuadores, estou falando de tatuadores não de desenhistas que optaram pela tatuagem como melhor opção para ganhar dinheiro... Com uma tattoo cicatrizada, é importante apostar em um produto com FPS alto - acima de 50 - para garantir a máxima proteção e evitar qualquer problema na região, como queimaduras e o desbotamento do desenho da tatuagem. Muitos desses filtros têm uma textura mais consistente, formando, muitas vezes uma leve camada esbranquiçada na pele, chamada de white cast. Por outro lado, atualmente existem várias fórmulas bem leves e com toque limpo, que não deixam qualquer resíduo. Mas atenção: se você acabou de fazer a sua tatuagem, evite se expor ao sol. Espere cerca de 15 dias até que a região fique bem cicatrizada...”
Para encerrar o CEO da franquia completou: “Quando você vê numa postagem na Internet ou uma publicação imprensa, aquela moça linda com uma tatuagem brilhante, já solta o verbo: Pô mó mentira essa tattoo, a mina mó patricinha não existe tattoo assim, a minha é toda explodida. Eu respondo: Sabe por quê? Porque essa moça cuida da sua pele e pele é como dentes, cabelos, unhas, estomago, rins e o corpo de uma modo geral, precisa ser cuidado ou vira uma carcaça velha, no caso uns rabiscos desbotados e mal cuidados”.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »