08/09/2022 às 07h48min - Atualizada em 08/09/2022 às 08h00min

Com menos da metade da meta alcançada, Mogi faz ações especiais para vacinar crianças contra poliomielite

Estimativa é que Mogi tenha 20.610 crianças no público-alvo e apenas 7.818 foram imunizadas ao longo da campanha; meta é chegar a pelo menos 19.957 crianças. Na sexta, sete postos de saúde funcionarão até 20h e no sábado duas unidades vão abrir.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/09/08/com-menos-da-metade-da-meta-alcancada-mogi-faz-acoes-especiais-para-vacinar-criancas-contra-poliomielite.ghtml

Estimativa é que Mogi tenha 20.610 crianças no público-alvo e apenas 7.818 foram imunizadas ao longo da campanha; meta é chegar a pelo menos 19.957 crianças. Na sexta, sete postos de saúde funcionarão até 20h e no sábado duas unidades vão abrir. Criança recebe vacina contra poliomielite
Carlos Bassan
Mogi das Cruzes vacinou menos da metade da meta de crianças contra a poliomielite neste ano e por isso vai fazer ações especiais nesta sexta-feira (9) e sábado (10). A estimativa é que Mogi tenha 20.610 crianças neste público-alvo, mas apenas 7.818 foram imunizadas ao longo da campanha. Para atingir a meta, a cidade precisa vacinar 19.957 crianças e só atingiu 39,1% desse total.
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes fará um esquema especial de vacinação contra a poliomielite nesta sexta-feira (9) e no sábado (10). As crianças de 1 a 4 anos (até 4 anos e 11 meses) devem receber a dose - mesmo aquelas que estão com a caderneta de vacinação em dia.
Sete postos de saúde terão o horário estendido na sexta-feira, das 17h às 20h (veja a lista abaixo). No sábado, duas unidades ofertarão as doses: a UBS Jundiapeba, das 9h às 15h, e a UBS Santa Tereza, das 11h às 15h.
"Definimos por estender o horário de vacinação na sexta e ofertar as doses também no sábado justamente para ajudar os pais que trabalham e não têm tempo de levar durante a semana. A imunização é importantíssima, a vacina é segura e salva vidas. Por isso, faço um apelo aos pais: tragam seus pequenos para receber a gotinha contra a pólio. Precisamos impedir que esta doença volte ao nosso país", reforça o secretário de Saúde, Zeno Morrone Júnior.
A vacina continua disponível em todos os postos de saúde durante a semana, das 8h às 16h. A campanha de vacinação contra a poliomielite foi iniciada em 8 de agosto e a primeira etapa terminaria nesta sexta-feira, mas, em função da baixa adesão, a campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro.
A poliomielite é uma doença que causa a paralisia infantil e ainda não é considerada erradicada. Ainda há países com casos endêmicos e neste ano foi observado o retorno de casos em nações que já tinham eliminado a doença. O caso mais recente ocorreu em julho, nos Estados Unidos. As Américas não registravam casos da doença desde 1991, quando houve a última ocorrência no Peru. No Brasil, o último caso foi em 1989.
Atualmente, o Brasil está listado entre os países com alto risco para a reintrodução do vírus da pólio, devido às baixas coberturas observadas nos últimos anos, tanto na vacinação de rotina quanto nas campanhas.
Unidades de Saúde que ofertarão a vacina contra a pólio na sexta-feira (9), das 17h às 20h:
Botujuru
Braz Cubas
Jd. Camila
Jundiapeba
Mineração
Jd.Maricá
Ponte Grande
Unidades que ofertarão a vacina contra a pólio neste sábado (10):
UBS Jundiapeba - das 09h às 15h
UBS Santa Tereza - das 11h às 15h
Assista a mais notícias

Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/09/08/com-menos-da-metade-da-meta-alcancada-mogi-faz-acoes-especiais-para-vacinar-criancas-contra-poliomielite.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »