07/09/2022 às 07h58min - Atualizada em 07/09/2022 às 08h00min

200 anos da independência: como eram Uberaba e Uberlândia em 1822

Uma é mais velha que o Brasil; a outra nem existia e possivelmente o 7 de setembro pode ter passado despercebido pelos moradores na época. Confira as curiosidades levantadas pelo g1.

G1 MS
https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/09/07/200-anos-da-independencia-como-eram-uberaba-e-uberlandia-em-1822.ghtml

Uma é mais velha que o Brasil; a outra nem existia e possivelmente o 7 de setembro pode ter passado despercebido pelos moradores na época. Confira as curiosidades levantadas pelo g1. Independência ou Morte, de Pedro Américo
Pedro Américo/Domínio Público
O Brasil conquistou a independência em 7 de setembro de 1822, quando Dom Pedro I, então príncipe regente, deu seu famoso grito às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
Naquela época, a cerca de 500 km de distância do rio, duas cidades mineiras viviam situações diferentes: enquanto Uberaba já comemorava mais de dois anos de existência, na região em que futuramente foi Uberlândia é possível que os moradores não tenham ficado sabendo sobre o fato histórico.
Para lembrar a data, o g1 listou algumas histórias e fatos vividas em Uberaba e Uberlândia antes e depois da independência do país. Confira abaixo.
LEIA TAMBÉM:
'Independência ou Morte': quadro mais famoso do Museu do Ipiranga idealiza fato histórico; saiba o que é real ou não
O primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil foi também o primeiro a quem declarou guerra
Serão da Farinha Podre e Desemboque
O primeiro nome dado à região do Triângulo Mineiro foi Sertão da Farinha Podre, ainda no século 17. No século 18, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi anexada à Goiás. Porém, em 1816, a região passou a fazer parte de Minas Gerais.
O primeiro povoado foi o de Desemboque, onde atualmente fica Sacramento. De lá, por volta de 1808, partiram as expedições na região, 14 anos antes da Independência.
Que independência?
Uberlândia antiga, Praça Tubal Vilela, mais de mais de 100 anos após a Independência do Brasil
Coleção João Quituba
Em 1822, Uberlândia ainda não existia. Porém, o local onde atualmente é a cidade, era a Fazenda São Francisco, sede da Sesmaria de João Pereira da Rocha, o primeiro morador de Uberlândia, que fixou residência na região em 1817.
Como ainda era uma colônia, o Brasil – e respectivamente as terras da futura Uberlândia – vivia sob as ordens de Portugal. Nesse sentido, a Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras. Era esse tipo de terra que João Pereira da Rocha tinha.
A cidade de Uberlândia surgiu a partir das terras desmembradas da família de João Pereira, que tem na árvore genealógica diversos parentes que foram influentes e importantes em Uberlândia, como: Vigilato Pereira e Segismundo Pereira, que possuíam terras na região e hoje dão nomes a bairros, além de Genésio de Melo Pereira, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Além de João Pereira, outros familiares também chegaram na região e começaram a residir em terras onde futuramente seria Uberlândia. Porém, mesmo com esses moradores, é possível que a independência do país tenha passado despercebida pelos moradores da futura cidade.
“Provavelmente não ficaram nem sabendo. Havia um grande problema de comunicação, e mesmo que tenha chegado um jornal, havia outro problema, pois o pessoal era analfabeto e não sabia ler”, comentou o jornalista e especialista na história de Uberlândia, Antônio Pereira.
Luizote de Freitas era casado com Dona Zulmira; conheça as histórias de alguns bairros de Uberlândia
Uberaba mais velha
Rua Artur Machado Uberaba, em 1929, mais de 100 anos após a Independência
Superintendência do Arquivo Público de Uberaba/Divulgação
Uberaba, por outro lado, é mais velha que o Brasil. No dia da independência, a cidade tinha dois anos de existência, já que em 1820 havia sido elevada de arraial para freguesia de Uberaba. O motivo dessa mudança se deu devido a um personagem que vivia na região há época: Antônio Eustáquio.
Antônio, que foi comandante regente dos Sertões da Farinha Podre, havia feito uma expedição para explorar a região em 1809. Porém, foi em 1812 que ele chegou até a região onde hoje é Uberaba, na intenção de construir uma cidade no local.
Em 1820, Antônio se tornou major. No mesmo ano, ele conseguiu que Dom João VI publicasse um decreto, em 2 de março, fazendo com que Uberaba fosse elevada para freguesia.
Após a independência, Uberaba continuou crescendo, com mais pessoas chegando na região, devido ao baixo valor da terra e isenção de impostos sobre eles. Agricultores, pecuaristas e comerciantes começaram a se reunir pela região. Assim, em 1836, o Governo Provincial de Minas Gerais criou o Município de Santo Antônio de Uberaba.
Conheça algumas das personalidades que contribuíram com a cidade e que dão nome a ruas, avenidas e praça
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/09/07/200-anos-da-independencia-como-eram-uberaba-e-uberlandia-em-1822.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »