17/08/2021 às 18h40min - Atualizada em 17/08/2021 às 18h40min

Se solicitação de vereador for concedida prédio da antiga estação poderá se tornar museu.

O requerimento foi enviado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para apreciação.

João Tavares
Redação
Estação Ferroviária, Prédio onde se iniciou a Historia de Água Clara.
Apresentado pelo Vereador Fernando Roberto (REPUBLICANOS) na seção de ontem (16) na câmara municipal de Água Clara/MS.

O requerimento tem por fim solicitar que o Prédio da Estação Ferroviária localizada no município de Água Clara - MS, seja avaliado pela Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural Ferroviário, para que este possa integrar a Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, possibilitando desta forma a restauração, manutenção e preservação desse prédio, que para nós simboliza a origem do nosso município, e que hoje encontrasse em total abandono, totalmente desprovido de cuidados e zelos.

Caso seja negado o pedido por entender que o prédio compõe os bens operacionais, que ao menos possa o IPHAN cobrar de forma eficaz que o DNIT realize as devidas manutenções e preservação do Prédio, pois em caso de bens operacionais o IPHAN trabalha em conjunto com o DNIT para as devidas preservações.

Se negado for também o vereador sugere que que o IPHAN transfira os direitos de propriedade do Prédio da referida Estação Ferroviária ao município de Água Clara – MS.

Em sua justificativa ele crava : "O prédio da Estação Ferroviária simboliza para nós munícipes, a origem de nosso município, e o mesmo encontrasse em total abandono sem qualquer tipo de manutenção ou preservação, e para que as futuras gerações possam apreciar essa parte histórica de nossa sociedade, é que se justifica esse requerimento".

História do Municipio
 

Em 1913 com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, forma se um povoado que passa a ser conhecido como Rio Verde, nome resultante devido o povoado ser banhado pelo Rio Verde, a povoação a princípio formada apenas por construtores da estrada, foi acrescida de comerciantes. O pequeno agrupamento de casas foi evoluindo devido às necessidades surgidas para a instalação dos trilhos da NOB, e consequentemente surgiu a primeira Indústria ao fornecimento de madeiras para os dormentes da estrada.

Em 14 de outubro de 1914 ocorre a inauguração oficial da linha férrea, o que foi um marco, visto que até esse ano havia somente a opção do sofrido caminho dos carros de bois, das tropas de carga e das lamacentas estradas que acessavam a localidade. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura (somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos). No ano de 1932, devido ao crescimento que atingiu o povoado de Rio verde, foi reconhecido como Distrito de paz de Três Lagoas, com o nome alterado para Água Clara, considerando-se a água cristalina que abastecia a população e que essa água era proveniente do córrego Água Clara, mudou o nome que permanece até os dias de hoje.

No ano de 1953, pela Lei nº 676, de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetivada a 8 de fevereiro de 1954, assumindo provisoriamente a Prefeitura o Juiz de Paz, Sr. Cassiano Vitório da Silva. Pelas eleições marcadas e realizadas no dia 3 de outubro deste mesmo ano é eleito Evaristo Mariano Rodrigues, o primeiro Prefeito Municipal de Água Clara. Em 1975, o trecho férreo de Água Clara foi incorporada como uma divisão da RFFSA. Em 1977, o sul de Mato Grosso é desmembrado para dar origem ao atual estado de Mato Grosso do Sul, a qual Água Clara faz parte atualmente. Em 1996 a ferrovia foi privatizada pelo governo FHC e entregue em concessão para a Novoeste. A consequência da privatização é o início da modernização da área: demoliram o depósito onde ficavam guardados maquinas e vagões, a maioria dos ferroviários foram embora, as casas foram ficando abandonadas, onde pessoas foram invadindo e muitas foram reformadas, o quartinho dos truqueiros foi demolido.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »