01/09/2022 às 09h27min - Atualizada em 01/09/2022 às 22h50min

Diretores da Costa Brasil comentam sobre modal marítimo no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa

Roberto Veiga, diretor comercial, e Ricardo Freitas, diretor de inovação e tecnologia, ambos da Costa Brasil, conversaram em um programa de rádio na Santa Cecília FM, ZR News, sobre o mercado de cabotagem no país.

“Sem dúvida o transporte por cabotagem é muito importante para o Brasil, é necessário trabalhar esse tema no nosso país”, comentou Roberto Veiga.

Para o diretor, a cabotagem está em crescimento exponencial. “A modalidade cresce ano após ano. Suas vantagens são tirar os caminhões da estrada, principalmente da região sul e sudeste para Manaus e nordeste, ou seja, longas distâncias. Redução de custo muito atraente, de 30% a 40% na logística. Segurança no transporte também conta, né. Questão ambiental, diminui muito a emissão de CO2 e existe a questão social: diminuição de acidentes nas estradas brasileiras com a redução do número de caminhões em circulação”, afirmou Roberto.

A cabotagem

O termo se refere à navegação entre portos do mesmo país. Essa alternativa de transporte pode ocorrer pela costa marítima, mas não se limita a ela, podendo se estabelecer em vias de rios e lagos.

Grandes cargas, que abastecem indústrias e representam insumos ou matéria-prima para produções, obtêm um ganho importante pelo processo de navegação. Isso pode acontecer com o transporte de madeira, combustível e outros produtos químicos, essenciais para o funcionamento de fábricas.

“As empresas de cabotagem acabam tendo também o papel de distribuição, os grandes navios chegam em um porto (normalmente vindos da China), aí os navios de cabotagem fazem essa distribuição das cargas”, explicou Ricardo Freitas, diretor de inovação e tecnologia da Costa Brasil.

Muitas empresas procuram aumentar a efetividade do processo logístico de transporte. Recentemente esse segmento vem praticamente explodindo com soluções extremamente inovadoras. “É uma empresa que nasceu fora da caixa, já na proposta de inovar”, disse Ricardo.

Já atuante há mais de 10 anos no mercado, a Costa Brasil tem como ramo mais forte a cabotagem. A empresa é inovadora no segmento e atua no Brasil inteiro, em todos os portos. Desde o Rio Grande do Sul até Manaus, sempre transportando carga dentro do território nacional.


Notícias Relacionadas »
Comentários »