23/08/2022 às 07h50min - Atualizada em 23/08/2022 às 08h00min

Campinas registra falta de câmeras de monitoramento em 77% dos CSs e em todas as UPAs dois meses após aprovar lei de obrigatoriedade

Lei sancionada pela prefeitura em junho estabelece instalação obrigatória de equipamentos em centros de saúde e UPAs. Saúde e Rede Mário Gatti dizem que há projeto para aquisições.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/08/23/campinas-registra-falta-de-cameras-de-monitoramento-em-77percent-dos-css-e-em-todas-as-upas-dois-meses-apos-aprovar-lei-de-obrigatoriedade.ghtml

Lei sancionada pela prefeitura em junho estabelece instalação obrigatória de equipamentos em centros de saúde e UPAs. Saúde e Rede Mário Gatti dizem que há projeto para aquisições. Prédio da UPA Campo Grande, em Campinas
Fernanda Sunega/PMC
Todas as unidades de pronto atendimento (UPAs) e 77% dos centros de saúde em Campinas (SP) estão sem câmeras de monitoramento e segurança, de acordo com a prefeitura. Os dados obtidos pelo g1 nesta semana, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram falta de equipamentos nas estruturas dois meses após a administração sancionar uma lei que obriga instalações dos itens.
Um levantamento da Secretaria de Saúde mostra que 80 equipamentos estão distribuídos entre 15 dos 67 centros de saúde instalados na metrópole, almoxarifado da Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudoeste, além de uma unidade do Distrito de Saúde Norte, responsável por atender a região Noroeste, onde estão bairros como Jardim Ipaussurama e Satélite Íris.
Câmeras em unidades da Secretaria de Saúde em Campinas
Rede Mário Gatti
A supervisão administrativa da Rede admitiu que nenhuma das quatro UPAs da metrópole conta com sistema de monitoramento.
Em relação aos hospitais, que não foram considerados na lei sancionada pela prefeitura, a Rede informou que o Mário Gatti tem 54 equipamentos, enquanto o Ouro Verde está com câmeras inativas.
"As câmeras da unidade Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi [Ouro Verde] estão inativas e restam de época anterior ao ano de 2018, período em que a gestão não era parte da Rede Mário Gatti portanto, não sabemos apontar a data de aquisição/instalação. Da unidade Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, são equipamentos provenientes de doação, não havendo histórico de compra recente, após a formação da Rede Mário Gatti", diz nota assinada pela supervisão administrativa.
Hospital Ouro Verde, em Campinas
Carlos Bassan/PMC
O que será feito?
A Secretaria de Saúde informou que trabalha para finalizar o projeto básico para abertura de licitação. Já a Rede Mário Gatti também destacou que atua na elaboração de um plano para instalar câmeras.
O que diz o projeto?
O projeto de lei foi sancionado em 7 de junho pelo governo Dário Saadi (Republicanos), e publicado em Dário Oficial na edição do dia posterior. Clique aqui para ler a íntegra do texto.
O projeto aprovado aponta que o número de equipamentos deve ser proporcional ao de funcionários e usuários. Além disso, a quantidade deve ser de pelo menos duas câmeras para registrar as áreas de acesso e as principais instalações internas, e uma para gravar atendimentos nas recepções.
O cronograma deve ser definido pelo Executivo, diz o texto, e a ordem deve privilegiar as unidades instaladas em regiões onde há mais casos de violência. Não há estimativa sobre custeio da iniciativa.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/08/23/campinas-registra-falta-de-cameras-de-monitoramento-em-77percent-dos-css-e-em-todas-as-upas-dois-meses-apos-aprovar-lei-de-obrigatoriedade.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »