22/08/2022 às 07h40min - Atualizada em 22/08/2022 às 08h00min

Dia do Folclore: conheça tradicionais histórias no Vale do Paraíba

Saci-Pererê, Cobra Grande e Corpo Seco são mitos folclóricos que atravessam gerações nas cidades.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/08/22/dia-do-folclore-conheca-tradicionais-historias-no-vale-do-paraiba.ghtml

Saci-Pererê, Cobra Grande e Corpo Seco são mitos folclóricos que atravessam gerações nas cidades. Saci-pererê é o tema central da programação do Mês do Folclore no Parque Vicentina Aranha em 2022
Divulgação
Agosto é o mês de comemoração do folclore no Brasil. As lendas fazem parte da cultura brasileira e atravessam gerações em diversas regiões do país. No Vale do Paraíba, as histórias também fazem parte da cultura popular.
Segundo a psicóloga e participante do grupo Batucaia de Jacareí, Camila Vieira, os mitos folclóricos ajudam a formação das pessoas e as auxiliam a se entender historicamente.
"A cultura e o folclore nos ajudam a produzir sentidos que são importantes para nossas vivências. Os mitos e lendas estão nesse nosso imaginário que compõem nossa existência", disse.
Ângela Savastano, que estuda o folclore, também afirma que a cultura popular influência diretamente as crenças e práticas das pessoas.
"Esses mitos foram criados no intuito de trazerem explicações que o povo aceitasse de uma maneira mais fácil. Na época da criação de cada um, eles eram justificativas para problemas da região em que surgiram", conclui.
Os folcloristas ouvidos pelo g1 contaram três histórias de personagens do folclore no Vale do Paraíba. Confira abaixo:
Saci-Pererê
Um dos principais personagens do folclore brasileiro, o Saci-Pererê retrata a história de um menino travesso que possui apenas uma das pernas, fuma cachimbo e carrega uma carapuça vermelha que, segundo a lenda, lhe concede poderes mágicos.
Apesar de conhecido em diversas regiões do país, o Saci tem relações diretas com o Vale do Paraíba. Além de diferentes historiadores apontarem sua origem em São Luiz do Paraitinga, o personagem ganhou mais notoriedade após a publicação do livro "Saci-Pererê" por Monteiro Lobato, escritor de Taubaté.
Segundo a estudiosa do folclore Ângela Savastano, o mito do Saci foi criado para proteger a mata, local de moradia do menino na história.
"O Saci foi criado como um protetor que não permitia que pessoas depredassem a vegetação. As queimadas, por exemplo. No conto, ele ia até os lugares em que caçadores iam atear fogo e roubava os isqueiros ou fósforos. Se ele existisse mesmo, muitas matas ainda estariam conservadas", conta Ângela.
Neste ano o Parque Vicentina Aranha, de São José dos Campos, teve o Saci como tema central da programação do Mês do Folclore. A expedição "Em busca do Saci" aconteceu pelas ruas do parque e reuniu o público juvenil para conhecerem mais sobre o personagem. Além disso houve o lançamento de um livro baseado na obra de Lobato, adaptado para crianças.
Cobra Grande, mito folclórico de Jacareí
Grupo Batucaia
Cobra Grande
A lenda da Cobra Grande é uma das mais populares em Jacareí. A história conta sobre uma cobra gigante que vivia no Rio Paraíba assustando os ribeirinhos e todos que tentassem nadar ou pescar. A cobra vivia zangada até o dia em que os moradores fizeram uma estátua de barro e arremessaram no rio e ela se acalmou. Alguns historiadores dizem que a imagem seria a de Nossa Senhora Aparecida, encontrada tempos depois por pescadores.
A folclorista conta que a criação do mito possa ser explicada como uma maneira de evitar que as pessoas poluíssem o rio ou até mesmo que as crianças temessem a água e consequentemente não correrem riscos de se afogarem.
"Ela também foi uma espécie de protetora do Rio Paraíba. Os moradores pensariam duas ou mais vezes antes de jogar lixo lá. Ou então pode ter sido criada pelos pais que não queriam que seus filhos entrassem na água escondidos. A cobra causava medo e fazia com que eles obedecessem", comenta Savastano.
O mito é presente até os dias de hoje no município. O grupo de percussão e estudo da cultura popular Batucaia realiza o cortejo da Cobra Grande há dez anos. A celebração acontece no último domingo do mês de agosto na praça da Matriz e reúne o público de todas as idades para passearem pela cidade com um boneco da cobra com mais de quinze metros.
Cortejo da Cobra Grande em Jacareí
Grupo Batucaia
Corpo Seco
A história do Corpo Seco é contada em cidades da região como São José dos Campos e Paraibuna. O conto relata um homem ruim que maltratava a todos, inclusive seus pais. Após a sua morte, seu corpo foi rejeitado pelo céu e pelo inferno. Pessoas que compartilhavam a lenda, diziam que era possível vê-lo perambulando pelas ruas de algumas cidades.
História do Corpo Seco retratada em quadrinho de Maurício Pereira
Reprodução
Savastano conta que a criação do mito foi uma maneira de que crianças da época respeitassem seus pais e fossem educados com todos a sua volta.
"Era mais que um conselho, uma maneira de conscientizar aquelas crianças a não serem mal-educadas. Era aquele exemplo para todos 'não faça isso para não ficar como ele'", conta a folclorista.
*Colaborou João Delfino
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região

Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/08/22/dia-do-folclore-conheca-tradicionais-historias-no-vale-do-paraiba.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »