19/08/2022 às 07h47min - Atualizada em 19/08/2022 às 08h00min

RJ abre postos de testagem de varíola dos macacos; Iaserj, no Maracanã, é o primeiro

A coleta de material nos postos será realizada apenas em pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da rede pública.

G1 MS
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/08/19/rj-abre-postos-de-testagem-de-variola-dos-macacos-iaserj-no-maracana-e-o-primeiro.ghtml

A coleta de material nos postos será realizada apenas em pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da rede pública. Teste positivo de varíola dos macacos
Reprodução/EPTV
A Secretaria Estadual de Saúde abre, na tarde desta sexta-feira (19), o primeiro posto de coleta de material para testagem de casos suspeitos de varíola dos macacos, no Iaserj Maracanã, na Zona Norte do Rio.
Na próxima terça-feira (23), um outro posto, anexo à UPA Colubandê, em São Gonçalo, passa a oferecer o serviço.
Ao longo da próxima semana, em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, um terceiro posto de coleta passa a funcionar no Centro de Saúde Vasco Barcelos, como referência regional, atendendo os municípios da Baixada que não possuem serviço de coleta.
Além desses, um quarto posto será aberto no Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes, da UFRJ.
A coleta de material nos postos será realizada apenas em pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da rede pública, após exame clínico que indique a suspeita de contaminação.
O encaminhamento precisa ser feito por uma unidade da rede pública para que os casos suspeitos possam ser notificados e acompanhados adequadamente pelas vigilâncias municipais e estadual.
As amostras serão recebidas pelo Laboratório Central Noel Nutels e enviadas para análise nos laboratórios referenciados pelo Ministério da Saúde no RJ.
Após o atendimento nos postos de coleta do estado, o paciente deverá retornar à unidade de saúde onde ele recebeu atendimento médico para saber o resultado do teste.
Os municípios receberão informações sobre o fluxo de encaminhamento dos pacientes a partir de uma unidade de saúde local.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/08/19/rj-abre-postos-de-testagem-de-variola-dos-macacos-iaserj-no-maracana-e-o-primeiro.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »