19/08/2022 às 07h47min - Atualizada em 19/08/2022 às 08h00min

'Todas as águas levavam à Frei Serafim': avenida foi palco cultural de Teresina por décadas

Avenida Frei Serafim foi palco para grandes eventos culturais de Teresina.

G1 MS
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/08/19/todas-as-aguas-levavam-a-frei-serafim-avenida-foi-palco-cultural-de-teresina-por-decadas.ghtml

Avenida Frei Serafim foi palco para grandes eventos culturais de Teresina. Avenida Frei Serafim, em Teresina, durante desfile das escolas de samba em 1998
Reprodução/ ASCOM FMC
Nesta terça-feira (16) Teresina comemora seu aniversário 170 anos, e para celebrar a data, o g1 traz um especial sobre a Frei Serafim, a principal avenida, que localizada no Centro, é responsável por interligar todas as zonas da capital. Entre os anos 1960 e 1990, a avenida foi um importante corredor cultural e palco para grandes eventos ocorridos na cidade.
Dentre os principais eventos que ocorreram na extensão da avenida estão o Corso, desfiles de carnaval, desfiles do 7 de Setembro, mobilizações populares, movimentos religiosos como a Caminhada da Fraternidade e a Marcha para Jesus; além de conflitos e protestos.
Wellington Sampaio especialista em cultura da cidade de Teresina
Layza Mourão/ g1 PI
Servidor público da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e teresinense que viveu intensamente os eventos na avenida, Wellington Sampaio lembra de ter participado de eventos culturais desde a infância, ainda década de 70. Ele conta que sofreu grande influência do pai, que tocava em algumas festas. Segundo Wellington, entre os eventos que ocorreram na avenida que merecem destaque está a passagem do Zepelim, em 1942.
“Em 1942 a Frei Serafim foi palco da passagem do Zepelim por Teresina. Então todo o povo de Teresina foi ali para a praça da Igreja São Benedito, e foi uma visita ilustre naquela época. A partir de 1960 tudo passou a ser na Frei Serafim, centralizado, e passou a ser o palco para os dois grandes eventos desse período, que eram o Corso e o desfile do 7 de Setembro”, contou Wellington.
Segundo ele, a avenida era a vitrine para as demonstrações culturais na cidade. E por ter uma localização centralizada, os eventos ocorriam na extensão da avenida.
Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina
Alejandro Fernandes/TV Clube
“A gente ia para Frei Serafim porque ela era a 'sala de visita de Teresina', dos eventos. Era a vitrine, então todo mundo tinha que ir para a Frei Serafim, não tem o dizer 'todos os caminhos levam a Roma'? então todos os caminhos levavam a Frei Serafim”, disse ele.
Via propícia para eventos
Avenida Frei Serafim, a principal via de Teresina
Ilanna Serena/g1
O pesquisador e historiador Fonseca Neto explicou que a articulação dos fluxos de veículo está entre os motivos dos grandes eventos da capital se concentrarem na avenida.
"Era uma via pública propícia, sombreada, que chamava atenção e impactava tudo que ocorria ali. A Frei articula os fluxos vivos de Teresina: a pé ou de automóvel, ônibus, bicicleta, quase tudo que acontece no Centro mais velho da Capital tem relação com a grande via pública" explicou Fonseca.
Infância nos eventos
Welligton relembra os eventos que ocorreram na Frei Serafim entre 1970 e 1990
Layza Mourão/ g1 PI
Wellington lembrou da emoção que era para a criança nos anos 70, que criava expectativas para a chegada do desfile do 7 de setembro, ganhava até roupa nova para a data, e esperava ansiosa o momento da passagem dos parentes que desfilavam.
“A gente chegava na Frei Serafim e parecia que estava em outro mundo, porque a gente só ia em dia de evento, a gente se arrumava todo, tinha roupa nova, tinha uma sandália nova, então isso para um garoto era muito bacana, porque a gente só ia no carnaval e no desfile de 7 de setembro. Eu tinha de 10 para 11 anos, que era quando a gente já tinha um entendimento melhor”, contou Wellington.
Desfile de 7 de Setembro na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, em 1982
Reprodução/ ASCOM FMC
O especialista em cultura lembrou ainda da emoção de reconhecer os parentes no desfile, e de como as crianças subiam nas cadeiras para ver quem estava participando do ato.
“Eu ia com as minhas irmãs porque meus irmãos mais velhos já desfilavam pela Escola Técnica, ou já eram militares. O acontecimento entre o mês de setembro e dezembro era exatamente o desfile do 7 de setembro, porque era onde as famílias iam todas. Era muito bacana, porque a gente era muito pequeno, e aí levava a cadeira pra subir em cima e ficar dizendo 'ah, tô vendo fulano', e isso era uma alegria”, relembrou ele.
Passarela dos eventos
Desfile de carnaval na avenida Frei Serafim, centro de Teresina, em 1984.
Reprodução/ ASCOM FMC
O Corso, que acontecia nas praças próximas a avenida Frei Serafim, perdeu força ao longo dos anos 50 por conta dos blocos que começaram a se formar nos clubes de Teresina, com isso, segundo Wellington, a festa de rua acabou perdendo espaço para os eventos privados da capital.
“Nos anos 60 a administração pública passou a centralizar os blocos e as escolas que começaram a se formar na Frei Serafim, então a Frei Serafim passou a ser a passarela dos eventos. Lembro que eu menino, ia todo mundo pra Frei Serafim, a cidade inteira ia para lá, a cidade era relativamente pequena”, relembrou o especialista.
Mudança de local
Corso de Teresina na avenida Frei Serafim, em 1999.
Reprodução/ Kleyton Marinho
A criação do polo de saúde durante os anos 90 próximo à avenida Frei Serafim fez com que os eventos culturais, por meio de uma lei, mudassem de lugar.
“A Frei Serafim perdeu aquela referência de eventos, ali começaram a ser criadas muitas clínicas, o hospital infantil, então isso tirou, por conta de lei federal, que acontecessem grandes eventos na Frei Serafim”, explicou ele.
Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina
Catarina Costa/ G1 PI
Apesar da pausa, no ano de 1998, o Corso aconteceu novamente na avenida Frei Serafim, mas havia perdido força por conta da lei.
"Mas em 98 o corso voltou, e voltou onde? Na Frei Serafim, o primeiro foco da volta do Corso foi a Frei Serafim, ele se concentrou no começo do ano de 98 na frente do Teatro do Boi, lá no Matadouro e de lá vinha pela Marechal, por baixo e subia a Frei Serafim e dava a volta na igreja São Benedito e continuava na Frei Serafim de novo, então passava por toda a avenida. Funcionou até ser transferido para Marechal em 99, mas sempre passava pela Frei Serafim. E só deixou de passar pela Frei quando foi transferido para Raul Lopes e passou aquele Corso fechado para circuito", completou Wellington.
Atualmente, o Corso segue na avenida Raul Lopes, e no ano de 2012 entrou para o Guinness Book como o maior do mundo, quando participaram quase 400 carros e aproximadamente 40 mil pessoas.
*Estagiária sob supervisão.
? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Fonte: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/08/19/todas-as-aguas-levavam-a-frei-serafim-avenida-foi-palco-cultural-de-teresina-por-decadas.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »