17/08/2022 às 07h50min - Atualizada em 17/08/2022 às 08h00min

Dia Nacional do Pão de Queijo é comemorado nesta quarta-feira

Iguaria é um dos itens mais queridos da culinária mineira e já se tornou símbolo do estado.

G1 MS
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/08/17/dia-nacional-do-pao-de-queijo-e-comemorado-nesta-quarta-feira.ghtml

Iguaria é um dos itens mais queridos da culinária mineira e já se tornou símbolo do estado. Pão de queijo vai muito bem com um cafezinho
Reprodução/TV Globo
O Dia Nacional do Pão de Queijo, um dos itens mais queridos da culinária mineira e apreciado em todo o país e até internacionalmente, é comemorado nesta quarta-feira (17). A iguaria é tão amada pelos mineiros que já se tornou um dos símbolos do estado.
Alunos do curso superior de tecnologia em gastronomia vão colocar literalmente a mão na massa e produzir 2.000 pães de queijo, que serão distribuídos no Mercado Central das 9h às 10h e das 15h às 16h.
Identidade mineira
A professora Carolina Figueira da Costa explica que não é possível identificar uma origem e um momento histórico exato da invenção do pão de queijo.
“Essa iguaria aparece em diversos livros, cadernos de receitas e receituários especialmente a partir do século XIX e no século XX”.
A dificuldade em delimitar a origem e a necessidade de mais estudos com esse objetivo estimularam a criação do projeto que pesquisa receitas da iguaria. Como resultado da investigação, a equipe formada por alunos e docentes vai produzir e lançar, em breve, um e-book sobre o tema.
O pão de queijo é o resultado da soma da influência ameríndia que já cultivava a mandioca e utilizava subprodutos como o polvilho, com a influência portuguesa, que trouxe com a colonização as técnicas de criação de gado e produção de leite e queijo. E carrega sentidos de uma representação da cultura mineira, conforme aponta Carolina.
“Apesar de tecnicamente estar mais próximo do que se convenciona chamar de biscoito, o pão de queijo leva o nome de pão porque chamamos de pão um alimento que é importante e identitário para nossa sociedade e cultura.”
Receita de pão de queijo
Confira a receita do pão de queijo produzida pelos alunos do Senac e distribuído no Mercado Central.
Ingredientes
250 gramas de polvilho doce
250 gramas de polvilho azedo
150 ml de água
150 ml de leite
150 ml de óleo
12 gramas de manteiga
5 gramas de sal
250 gramas de queijo canastra curado, ralado ou triturado
4 a 5 ovos
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, o óleo, o leite, o sal e a manteiga e deixe ferver. Misture os polvilhos e escalde. Deixe esfriar ligeiramente e coloque o queijo e os ovos aos poucos. Misture bem até a massa ficar lisa. Enrole no tamanho desejado
Observação: dê ponto na massa com os ovos, se necessário coloque um pouco mais
Rendimento
Em média 30 unidades de pão de queijo
Tempo de preparo
30 minutos
Vídeos mais assistidos no g1 Minas

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/08/17/dia-nacional-do-pao-de-queijo-e-comemorado-nesta-quarta-feira.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »