13/08/2022 às 07h39min - Atualizada em 13/08/2022 às 08h00min

Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado no Maranhão

Caso foi confirmado nessa sexta-feira (12) e é de um homem de 38 anos, morador de São Luís, que não tem comorbidades; Paciente tem um histórico de viagem para Belo Horizonte, em Minas Gerais.

G1 MS
https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2022/08/13/segundo-caso-de-variola-dos-macacos-e-confirmado-no-maranhao.ghtml

Caso foi confirmado nessa sexta-feira (12) e é de um homem de 38 anos, morador de São Luís, que não tem comorbidades; Paciente tem um histórico de viagem para Belo Horizonte, em Minas Gerais. Secretário de Saúde do Estado, Tiago Fernandes, usou as suas redes sociais para informar sobre o segundo caso de varíola dos macacos no MA
Divulgação/Redes Sociais
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nessa sexta-feira (12), o segundo caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no Maranhão.
O caso confirmado é de um homem de 38 anos, morador de São Luís. O secretário de Saúde do Estado, Tiago Fernandes, usou as suas redes sociais para informar que o paciente não tem comorbidades e tem um histórico de viagem para Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O secretário disse ainda que, o paciente se encontra em isolamento domiciliar e seu quadro clínico é considerado estável. O secretário Tiago disse também que os Centros de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS) Estadual e municipal seguem acompanhando os casos.
Na quarta-feira (10) Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no Maranhão. O caso confirmado é de um homem de 42 anos, morador de São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem. O paciente está internado no Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís, de responsabilidade do Governo do Estado.
Casos suspeitos
De acordo com Tiago, o estado possui mais nove casos suspeitos da doença. Os pacientes são dos municípios de São Luís (2), Timon (2), Barão de Grajaú (1), Bela Vista do Maranhão (1), Buriticupu (1), Paraibano (1) e Tutóia (1).
O perfil desses pacientes vai da faixa etária de 9 a 38 anos, sendo que oito deles são do sexo masculino e um do sexo feminino. Eles apresentam sintomas como cefaleia (dor de cabeça), febre de início súbito e, principalmente, erupções cutâneas.
Todas as nove pessoas com suspeita de varíola dos macacos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas pelas secretarias de saúde municipais e pela estadual. Dois dos casos em investigação possuem histórico de viagens, sendo uma internacional.
Atendimento médico de casos suspeitos
Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA)
Reprodução/TV Mirante
Na Grande Ilha, as pessoas que apresentarem sintomas semelhantes à varíola dos macacos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UPAs), de gestão municipal, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital da Ilha. No interior do estado, além das UPAs, a população pode buscar atendimento nos seis hospitais macrorregionais.
“Todo cidadão que apresentar sintomas com relação a monkeypox deve procurar a porta de entrada das unidades básicas de saúde, as UPAS, e nós também teremos os nossos hospitais de referência. Os hospitais da Grande Ilha serão os hospitais Carlos Macieira e o Hospital da Ilha, e no interior do estado, os nossos seis hospitais macrorregionais. Lembrando que todas as unidades hospitalares mencionadas têm leitos de isolamento”, ressaltou o secretário de estado da saúde, Tiago Fernandes.
Sintomas e transmissão
Cientistas dizem que não estamos diante de um problema global da dimensão da Covid-19, porque a varíola dos macacos é mais conhecida dos cientistas e não se espalha tão facilmente
Getty Images
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Veja lista de sintomas e como se proteger
Veja formas de transmissão
"Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração", explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Fonte: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2022/08/13/segundo-caso-de-variola-dos-macacos-e-confirmado-no-maranhao.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »