11/08/2022 às 17h48min - Atualizada em 12/08/2022 às 00h00min

Adria Santos lança instituto com apoio do banco BV e reforça importância do apoio às crianças no esporte

Maior medalhista paralímpica brasileira terá projeto em Joinville para crianças de seis a 12 anos

SALA DA NOTÍCIA Comunicação banco BV
Carolina Spricigo
São Paulo, 11 de agosto de 2022 – Com 13 medalhas conquistadas entre 1988 e 2008, Adria Santos é a maior atleta paralímpica da história do Brasil. Agora, com 47 anos, a mineira radicada em Joinville (SC) quer ajudar crianças que desejam ingressar no esporte e precisam do mesmo apoio que ela teve décadas atrás.

Com o lançamento do Instituto Adria Santos, realizado nesta quinta-feira, 11 de agosto, dia em que completou 47 anos, a velocista realizou um antigo sonho. “Poder fazer algo para as crianças e multiplicar tudo o que aprendi no esporte paralímpico é um sonho que tenho há anos”, discursou.

Localizado dentro da UNIVILLE, em Joinville, cidade onde Adria mora desde 2003, o projeto tem apoio do banco BV e atenderá crianças de seis a 12 anos com e sem deficiência visual. Adria, que promete presença constante no instituto, perdeu completamente a visão aos 18 anos e sabe da importância de ter uma referência por perto.

“Esse contato diário é muito estimulante para os jovens. Eles precisam de estímulos para desenvolver suas aptidões não só no esporte, mas também na vida. Eu senti isso na pele e agora chegou a hora de devolver de alguma maneira”, reflete. A cerimônia teve momentos marcantes como o depoimento de sua filha Bárbara e também um canto de parabéns para Adria.

Quando tinha 13 anos, Adria ingressou no Instituto São Rafael, em Belo Horizonte (MG), onde deu os primeiros passos na corrida. Chamou tanta atenção que logo foi encaminhada para clubes de alto rendimento e foi se desenvolvendo a ponto de começar a disputar campeonatos maiores.

Foi medalha de ouro pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Barcelona, em 1992, na prova dos 100 metros rasos. Repetiu o primeiro lugar na mesma prova em Sidney-2000 e Atenas-2004. Sua outra medalha de ouro também foi na Austrália, mas na disputa dos 200 metros. As outras oito medalhas de prata e uma de bronze completam a galeria dos Jogos Paralímpicos e fazem de Adria uma expoente do esporte no país.

“Projeto um futuro de muito sucesso do esporte paralímpico no Brasil. Já estamos vendo muito progresso e, agora, precisamos dar continuidade”, finaliza a ex-atleta.

O Instituto Adria Santos é um dos quatro novos projetos apoiados por BV lançados em setembro do ano passado. Assim como o instituto da velocista, os projetos de Ítalo Ferreira, Diego Hypólito e Etiene Medeiros estão em fase inicial.

“Por meio do esporte conseguimos transformar muitas vidas nos últimos cinco anos. A presença do banco BV no esporte nos mostra a cada dia a importância de ter um trabalho realizado desde cedo. Agora chegamos a Joinville em parceria com a Adria Santos que, certamente, irá desenvolver um projeto com suas características e atenta ao desenvolvimento das crianças e jovens”, afirmou Tiago Soares, gerente executivo de Sustentabilidade e Patrocínios do banco BV.

O banco BV também segue ao lado de outros ícones do esporte brasileiro. Ana Moser (Instituto Esporte e Educação), Flavio Canto e David Moura (Instituto Reação), Marcelinho Machado (M4 nas Escolas), Serginho (Serginho10), Mauro Menezes (Instituto Próxima Geração), Diego Hypólito (Instituto Hypólito) e Bob Burnquist (Instituto Skate Cuida) também mantém institutos apoiados pela instituição.

Grandes nomes do skate nacional, como os atletas Pâmela Rosa, Yndiara Asp, Murilo Peres e Kelvin Hoefler, também têm o apoio do banco, que ainda patrocina eventos como o STU, entre outras competições no skate para atletas profissionais e amadores.

Sobre o banco BV 
O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo, Corporate & Investment Banking, Asset Management e Private Banking. Em sua estratégia reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder e especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos veículos que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado.O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”. 

Comunicação Institucional | BV 
Chrystiane Silva – (11) 5171-2130 / (11) 95048-3084 

imprensa@bv.com.br 

Assessoria de Imprensa | Esporte & Negócio - plataforma de esportes 
www.esporteenegocio.com.br 
Christian McCardell – (11) 94698-8699 
Guto Francischini – (11) 98437-6545 
Vinícius Cabral – (13) 99118-5608 
Notícias Relacionadas »
Comentários »