10/08/2022 às 07h44min - Atualizada em 10/08/2022 às 08h00min

Prefeitura de Taubaté anuncia fim do ensino médio municipal e transferência de alunos do Ezequiel

Com a decisão, gestão vai encerrar a oferta de vagas focadas em ensino médio na escola José Ezequiel de Souza, que oferece a modalidade desde os anos 70, e outras quatro unidades.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/08/10/prefeitura-de-taubate-anuncia-fim-do-ensino-medio-municipal-e-transferencia-de-alunos-do-ezequiel.ghtml

Com a decisão, gestão vai encerrar a oferta de vagas focadas em ensino médio na escola José Ezequiel de Souza, que oferece a modalidade desde os anos 70, e outras quatro unidades. Escola Ezequiel vai deixar de oferecer ensino médio
Divulgação
A Prefeitura de Taubaté informou que vai descontinuar o ensino médio municipal. Com isso, vai encerrar a oferta de vagas focadas em ensino médio na escola José Ezequiel de Souza, que oferece a modalidade desde os anos 70, e outras quatro unidades. De acordo com a prefeitura, a decisão é por falta de orçamento.
O anúncio foi feito pela secretaria de educação nesta terça-feira (9) depois de uma série de problemas com o prédio do Ezequiel. O local é alvo de vazamentos, infiltrações e precisava passar por obras de infraestrutura. Em 2021, a prefeitura chegou a dizer que sanaria o problema transferindo os alunos para um prédio comprado de uma escola particular por R$ 21 milhões, mas voltou atrás.
À época, a prefeitura disse que faria obras no local com previsão para começarem até junho deste ano. Com a volta às aulas, os alunos e professores foram surpreendidos com a informação de transferência dos alunos para outros prédios e descontinuidade do ensino médio municipal.
“Eu me formei no Ezequiel, comecei na educação aqui quando fiz o magistério. Hoje, sou professora na escola que é uma das mais tradicionais da cidade. Somos uma equipe que se esforça e nossos alunos têm um dos melhores índices de avaliação de ensino médio. Ver a história e esse esforço acabar é muito triste”, conta Rosalba Ramos Reis.
Alunos de escola em Taubaté fazem protesto pela falta de água frequente
A unidade destina vagas aos melhores alunos do ensino médio municipal. A distribuição de vagas é feita por uma lista de classificação por notas e a lista é concorrida.
Além do Ezequiel, a prefeitura também vai deixar de atender os alunos nas escolas o Anna dos Reis Signorini, Emílio Amadei Beringhs, Vereador Joaquim França e Professor José Marcondes de Moura.
Os 1.047 já matriculados vão seguir sendo atendidos e a previsão é de que se encerre em 2025 as turmas já existentes. Para a matrícula de 2023, não vão mais ser oferecidas vagas para o primeiro ano.
Escola Ezequiel tem vazamentos, mofo e problemas estruturais em escola em Taubaté
Arquivo pessoal
O que diz a prefeitura
A prefeitura informou que a medida foi norteada por questões de orçamento e infraestrutura. Já que com a mudança do novo ensino médio, seriam necessários investimento em abertura de salas e uma nova forma de atender os alunos. A gestão decidiu encerrar a oferta, que não faz parte das obrigações municipais, para reverter investimento no ensino infantil e fundamental.
Disse ainda que foi notificada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por investimento no ensino médio, que não faz parte das obrigações municipais, quando o ensino infantil segue com déficit de vagas. Segundo a secretaria de educação, são 1,5 mil crianças na fila de espera por creches.
Transferência do Ezequiel
Com os problemas estruturais do prédio do Ezequiel e ainda sem a obra prometida, a prefeitura informou que vai transferir os alunos. As turmas de ensino fundamental vão ser transferidas para um prédio da prefeitura no centro e os alunos do ensino médio colocados no Balbi, escola particular de ensino fundamental e médio da Unitau.
Segundo a prefeitura, os alunos seriam não só alocados lá, como teriam acesso aos cursos de ensino técnico oferecido na escola. À imprensa, o prefeito de Taubaté, José Saud, disse que o movimento era uma parceria com a universidade e que não seria paga.
A reportagem do g1 acionou a Unitau, que informou que há apenas conversas para a possível transferências de alunos, mas que não há definição de como isso deve ser feito. A universidade também não confirmou que a transferência não seria paga.
“A Universidade de Taubaté está em tratativas com a prefeitura para a formatação da proposta”, disse em nota.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2022/08/10/prefeitura-de-taubate-anuncia-fim-do-ensino-medio-municipal-e-transferencia-de-alunos-do-ezequiel.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »