31/05/2022 às 07h50min - Atualizada em 31/05/2022 às 08h00min

Tempestade de meteoros 'abaixo da expectativa' provoca reações na internet

Fenômeno aconteceu, mas em intensidade menor que previsto. De acordo com especialistas, pico no Brasil foi de um meteoro a cada 20 segundos; houve também momento com três meteoros a cada segundo.

G1 MS
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/05/31/tempestade-de-meteoros-abaixo-da-expectativa-provoca-reacoes-na-internet.ghtml

Fenômeno aconteceu, mas em intensidade menor que previsto. De acordo com especialistas, pico no Brasil foi de um meteoro a cada 20 segundos; houve também momento com três meteoros a cada segundo. Observadores se reuniram para chuva de meteoros, no DF
TV Globo/Reprodução
A chuva de meteoros "Tau-Herculídeas", que aconteceu na madrugada desta terça-feira (31), não atingiu as expectativas máximas dos especialistas e causou reações entre os internautas que esperaram pelo fenômeno noite adentro.
Apesar das melhores previsões não se confirmarem, o fenômeno ocorreu. De acordo com especialistas ouvidos pela TV Globo, o pico máximo da chuva no Brasil foi de um meteoro a cada 20 segundos. Em seguida, houve um rápido momento com três meteoros a cada segundo.
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: eclipse lunar total reúne observadores na Praça dos Três Poderes, em Brasília
VÍDEO: astrônomo amador faz vídeos da Eta Aquáridas, considerada primeira grande chuva de meteoros de 2022
Entre observadores que possuem equipamentos profissionais, a chuva foi registrada (veja detalhes abaixo). No entanto, a olho nu, a observação ficou prejudicada e internautas lamentaram. Confira:
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Aqueles que priorizaram o sono, ao invés de ficarem acordados durante a madrugada, comemoraram a decisão. "Desculpa chuva de meteoro mas eu não ia deixar de dormir para te ver e não tô nada arrependida", afirmou uma internauta.
Initial plugin text
Initial plugin text
Observação no DF
Observadores chegaram a se reunir no Distrito Federal, mas também não conseguiram visualizar o fenômeno a olho nu. A observação foi organizada pelo Clube de Astronomia de Brasília, em um sítio de Brazlândia.
Observador levou binóculo para ver chuva de meteoros, no DF
TV Globo/Reprodução
As pessoas se prepararam com casacos, cobertores, cadeiras e bebidas para afastar o frio. Teve quem levou o próprio binóculo e o Clube de Astronomia ofereceu telescópios. Os observadores ficaram no local até 2h da madrugada.
Expectativa x realidade
Os especialistas esperavam que o fenômeno pudesse ser observado a olho nu, em diversos pontos do país. A expectativa era que fossem vistos entre 9 mil e 57 mil meteoros por hora.
Mesmo assim, entre os estudiosos, já existia a possibilidade de que a chuva de meteoros não atingisse o pico previsto.
Com a tempestade abaixo do esperado, a observação sem equipamentos profissionais foi prejudicada. No entanto, o evento se confirmou entre aqueles com maiores recursos.
"A tempestade de meteoros "Tau-Herculídeas" não chegou a atender as expectativas das observações a olho nu. Porém, existem indícios de registros feitos por onda de rádio que atenderam as expectativas", disse o astrônomo Marcos Calil.
Origem da tempestade
A chuva de meteoros desta madrugada foi formada por fragmentos do cometa 73P, segundo o integrante de Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) Marcelo Domingues. Em 1995, o brilho do 73P teve um aumento súbito e se tornou cerca de 600 vezes mais brilhante que sua magnitude média.
Um mês depois, astrônomos disseram que o núcleo do cometa havia se partido em alguns grandes blocos. As observações indicavam ao menos quatro grandes fragmentos. As rupturas de 1995 geraram pedaços de diversos tamanhos e uma imensa quantidade de poeira foi lançada ao espaço.
Cálculos mostravam que, na madrugada de terça-feira, a Terra iria cruzar verticalmente uma densa região desses detritos, por isso a expectativa de que fosse possível observar o fenômeno.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/05/31/tempestade-de-meteoros-abaixo-da-expectativa-provoca-reacoes-na-internet.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »