30/05/2022 às 07h51min - Atualizada em 30/05/2022 às 08h00min

Mãe de homem morto em festa infantil em Salvador lamenta ação da PM na frente de crianças; vizinhança protesta

Testemunhas dizem que policiais entraram no imóvel, levaram Davi Paim para o banheiro e atiraram.

G1 MS
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/05/30/mae-de-homem-morto-em-festa-infantil-em-salvador-lamenta-acao-da-pm-na-frente-de-criancas-vizinhanca-protesta.ghtml

Testemunhas dizem que policiais entraram no imóvel, levaram Davi Paim para o banheiro e atiraram. Homem é morto durante festa infantil em Salvador; criança foi baleada
A mãe de Davi Paim dos Santos, morto dentro de casa durante uma ação policial na região de Tubarão, em Paripe, no subúrbio de Salvador, lamentou o que ocorreu no imóvel e disse que a Polícia Militar não considerou sequer a presença de crianças que estavam no local. Testemunhas disseram que as crianças ficaram desesperadas e correram em pânico durante os tiros.
O caso aconteceu na noite de sábado (28), enquanto Davi comemorava o aniversário da filha, de cinco anos. Por ser uma festa infantil, diversas crianças estavam na casa no momento dos tiros e uma delas, uma garota de 11 anos, convidada da festa, foi baleada no peito e no braço.
Maria José Paim disse que o filho era usuário de drogas, mas nunca foi preso ou cometeu crimes durante a vida. Segundo ela, Davi tinha acabado de retornar para casa depois de comprar materiais para a festa e ouviu os disparos dentro do imóvel
“Ele comprou dois guaranás, entrou e tomou banho. Falou comigo, passou direto e, quando ouvi, foi a 'zoada' dos tiros. Não respeitaram nem as crianças que estavam lá dentro. Ele era usuário, mas não era vagabundo, nunca matou, nunca roubou, nunca foi preso na vida dele”, disse a mulher.
No domingo (29), dia seguinte à ação que resultou na morte de Davi, vizinhos realizaram um protesto na localidade e cobraram justiça pelo que aconteceu.
Homem é colocado em viatura após ser baleado na região de Tubarão, em Paripe
Reprodução/TV Bahia
Em nota, a Polícia Militar não confirma a versão dos vizinhos do homem baleado e trata a situação como casos distintos. Em um deles, a PM informa que, por volta das 20h30, foi acionada por moradores que denunciaram um ponto de vendas de drogas na localidade do Quilombo.
As equipes que foram ao local teriam sido recebidas por homens armados e houve confronto. Um homem foi atingido, levado ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda de acordo com a polícia, com o homem foram encontrados uma arma de fogo, munições, substâncias que aparentavam ser maconha e crack em grande quantidade. O caso foi registrado na Corregedoria Geral da Polícia Militar.
Já com relação à criança, a PM informou que, por volta das 20h40, populares informaram que a criança havia sido alvejada por disparo de arma de fogo na localidade de Tubarão e socorrida para a UPA de Paripe. Na UPA, parentes confirmaram a veracidade do fato. Após estabilização do quadro de saúde, a criança foi regulada para o Hospital do Subúrbio e a Polícia Civil investiga o caso.
O que dizem as testemunhas?
Homem foi identificado como Davi Paim dos Santos, de 27 anos
Reprodução/TV Bahia
As testemunhas afirmaram que escutaram disparos e as pessoas que estavam na frente do imóvel correram para dentro da casa. Além de Davi e da criança, ninguém mais foi atingido.
Segundo a vizinhança, dois policiais entraram na residência, colocaram Davi em direção ao banheiro e atiraram contra ele.
Um morador, que presenciou o caso e não quis se identificar, disse que, após os disparos, tentou entrar na casa onde Davi teria sido baleado e foi impedido pelos policiais. Segundo ele, os agentes usaram bomba de gás lacrimogênio para que as pessoas não pudessem acessar à residência.
"Tentamos entrar na casa e os PMs não deixaram. Eles jogaram gás quando a gente tentou entrar. Depois, tiraram o corpo de Davi, jogaram na mala do carro dizendo que iriam dar socorro, mas ele já estava morto. Disseram que Davi tinha trocado tiro com eles, o que não é verdade. E a gente que é pobre e preto fica à mercê dessa situação", contou o vizinho do homem.
Vizinhos dizem que bomba de gás foi usada pelos policiais na ação
Reprodução/Redes Sociais
Ele informou que a garota foi levada para o hospital, passou por um procedimento cirúrgico e o estado de saúde é considerado estável.
“Ela estava sentada com os meninos, esperando o aniversário acontecer. Eles [os policiais] já chegaram atirando. Não teve troca de tiro nenhuma. Na hora do desespero, eu peguei ela, o vizinho deu socorro e saímos correndo. Levamos para a UPA e, de lá, ela foi transferida para o Hospital do Subúrbio”, disse uma vizinha, que também não quis ser identificada.
A Polícia Militar não se manifestou a respeito das denúncias sobre o impedimento dos moradores entrarem no imóvel, nem que os agentes teriam usado gás para impedi-las de entrarem na casa.
Ação ocorreu durante uma festa infantil no bairro de Paripe
Reprodução/Redes Sociais
Moradores recolheram cápsulas de bala e mostraram camisa suja de sangue, que seria da criança ferida na ação
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ?
Ouça 'Eu Te Explico' ?
Ouça o podcast 'Eu te explico' ?

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/05/30/mae-de-homem-morto-em-festa-infantil-em-salvador-lamenta-acao-da-pm-na-frente-de-criancas-vizinhanca-protesta.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »