26/05/2022 às 07h45min - Atualizada em 26/05/2022 às 08h00min

Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes começa nesta quinta-feira

Evento terá Alvoradas e procissão de Pentecostes, já quermesse está suspensa.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/05/26/festa-do-divino-espirito-santo-de-mogi-das-cruzes-comeca-nesta-quinta-feira.ghtml

Evento terá Alvoradas e procissão de Pentecostes, já quermesse está suspensa. Arredores da Catedral de Sant"Anna, em Mogi das Cruzes, tem bandeirinhas da Festa do Divino
Reprodução/ TV Diário
Nesta quinta-feira (26), começa a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. O evento tradicional em todo o Alto Tietê retoma algumas atividades em 2022, depois do período intenso de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.
O casal Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva são os festeiros desse ano. Os capitães-de-mastro são Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego. O tema do evento esse ano é “Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz”.
Os festeiros do Divino do ano de 2021 farão a passagem da bandeira, de maneira simbólica, na casa do atual casal de festeiros de 2022, sem a presença do público e grupos folclóricos.
A apresentação oficial das bandeiras será na sede da Prefeitura, às 17h, com a participação dos devotos e dos grupos folclóricos que, em seguida, irão em procissão até a Catedral de Sant´Anna. Na Praça Coronel Benedito de Almeida será feito o levantamento do mastro da festa e a abertura do Império.
Programação 2022
Parte da programação cultural, porém, como a Entrada dos Palmitos e a quermesse da festa ficarão de fora do calendário da festa. Segundo a organização, os cuidados para disseminação do novo coronavírus e questões financeiras pesaram na decisão de manter de fora as atividades.
Império do Divino
Império do Divino voltará a ser montado na Praça Coronel Benedito de Almeida
José Carlos Cipullo/Divulgação
O Império do Divino está montado na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente a Catedral. O espaço de orações ficará aberto todos os dias da festa, das 5h até o horário de encerramento da novena, no período da noite.
As rezadeiras irão se revezar para rezar a Coroa do Divino e o público poderá visitar o império, sem a necessidade de agendamento ou controle da lotação.
Alvoradas
Lanternas na Alvorada do Divino Espírito Santo voltarão a iluminar as madrugadas de Mogi das Cruzes
Guilherme Silva/Arquivo Pessoal
Depois de dois anos suspensas, os fiéis voltam às ruas do centro da cidade nos cortejos que serão realizados às 5h, a partir de sábado (28) até 5 de junho. Em 2021, a presença dos fiéis foi reduzida e aconteceu dentro da Catedral de Sant´Anna.
No terceiro dia, a alvorada visitará o Cemitério São Salvador para homenagear os devotos já falecidos. Em outro dia da alvorada, os devotos também irão visitar a Santa Casa de Mogi, para rezar pelos enfermos.
O tradicional café da alvorada voltará a ser servido aos devotos, porém, de uma maneira diferente. Antes todos que acompanhavam o cortejo tomavam o café no salão paroquial da Catedral.
Dessa vez, os participantes entrarão no salão paroquial pela Rua José Bonifácio e irão receber os itens do café em formato de kit e deverão sair pela Rua Paulo Frontin, não sendo permitida a permanência dos devotos do espaço.
Novena
Devotos poderão acompanhar a novena do Divino na Catedral de Sant'Anna sem restrição de público
Natan Lira/G1
As novenas, que acontecem no período da noite na Catedral de Sant´Anna, também terão a presença do público, sem o controle de lotação da igreja.
A novena começa no sábado e segue até o último dia da festa, 5 de junho, às 19h.
Procissão de Pentecostes
Procissão de Pentecostes em Mogi vai percorrer as ruas, no seu formato tradicional
Maiara Barbosa/G1
No dia 5 de junho, Dia de Pentecostes e encerramento da festa, a procissão vai percorrer as ruas do Centro, com a presença do público geral e dos grupos folclóricos. Ela está marcada para 16h.
Em seguida, logo após o final do cortejo, haverá a celebração da missa de Pentecostes na Catedral, a queima dos pedidos e o fechamento do Império.
Quermesse
Quermesse do Divino, que acontecia no bairro do Mogilar, está cancelada
Jamile Santana/G1
Em março, a organização do evento já havia informado que este ano não aconteceria a quermesse e alegou que os aspectos financeiros interferiram pra que essa decisão fosse tomada. O evento reúne cerca de 2 mil pessoas.
Apesar da não realização da quermesse, a organização afirma que a Associação Pró-Festa, localizada no bairro do Mogilar, pretende comercializar alguns quitutes da festa, como o tradicional afogado, salgados e doces. No entanto, essa possibilidade ainda está sendo definida.
Também não está confirmado ainda se será permitido o consumo dos alimentos no local, já que o espaço é muito menor do que o local onde acontecia a quermesse. A princípio, os visitantes terão as opções de retirar os pedidos e levar para comer em casa.
As demais instituições que também participavam da quermesse estudam uma maneira de comercializar seus produtos, em suas sedes, a fim de arrecadar verbas para ajudar na manutenção das suas atividades.
Entrada dos Palmitos
Entrada dos Palmitos de 2022 não terá o desfile de carros de bois e charretes.
Maiara Barbosa/ G1
O cortejo que acontecia tradicionalmente e levava mais de 45 mil pessoas às ruas para acompanhar o desfile dos carros de bois e grupos folclóricos, ainda não voltará ao formato original. Desta vez, uma pequena procissão irá percorrer o Centro, com a presença apenas dos festeiros, capitães de mastro, grupos folclóricos e um carro da fartura.
Não haverá o desfile de charretes, carros de bois, cavaleiros, devotos e outros grupos, como estudantes e escoteiros, por exemplo.
O tradicional “afogado do povo”, que era servido após o término do cortejo para os cavaleiros, assim como nos anos anteriores, será distribuído para instituições sociais.
Arrecadação de Alimentos
A organização da festa também percorria os bairros da cidade arrecadando alimentos para instituições. Dessa vez, a carretada dará lugar para pontos fixos de doação de alimentos que estarão instalados na Catedral de Sant´Anna e no Império.
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/05/26/festa-do-divino-espirito-santo-de-mogi-das-cruzes-comeca-nesta-quinta-feira.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »