24/04/2022 às 07h40min - Atualizada em 24/04/2022 às 08h00min

Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Águia de Ouro são destaques do 2º dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo

Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Barroca Zona Sul e Império de Casa Verde também passaram pelo Anhembi. Desfiles foram marcados pela ancestralidade, superação e com tons críticos.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2022/noticia/2022/04/24/rosas-de-ouro-mocidade-alegre-e-aguia-de-ouro-sao-destaques-do-2o-dia-do-grupo-especial-do-carnaval-de-sao-paulo.ghtml

Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Barroca Zona Sul e Império de Casa Verde também passaram pelo Anhembi. Desfiles foram marcados pela ancestralidade, superação e com tons críticos. Montagem com destaques das Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Águia de Ouro no segundo dia de desfiles em SP
g1
Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Águia de Ouro se destacaram no 2º dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, que terminou na madrugada deste domingo (24), e foi marcado por apresentações que cantaram a ancestralidade negra, a superação e trouxeram críticas sociais e políticas.
A Rosas de Ouro encantou o público com um grande ritual de cura através da fé, da magia, da ciência e, claro, do samba, após dois anos de pandemia. A escola também criticou declarações do presidente Jair Bolsonaro contra a vacinação e o "transformou" em jacaré na avenida.
Já a Mocidade Alegre celebrou na avenida a história da cantora brasileira Clementina de Jesus, mulher negra e referência do samba carioca.
E a Águia de Ouro fez uma homenagem à cultura afro-brasileira, deixou as cores de lado, e apostou no branco para homenagear Oxalá.
Bolsonaro toma vacina e vira jacaré no desfile da Rosas de Ouro em SP
Primeira da noite, a Vai-Vai voltou ao Grupo Especial homenageando os povos africanos e foi seguida pela Gaviões da Fiel, que trouxe o enredo "Basta", questionando preconceitos, desigualdades e a violência.
A Barroca Zona Sul, fez uma homenagem à entidade das religiões afrodescendentes Zé Pilintra - uma espécie de "malandro", mas sem o cunho negativo. Já a última escola a desfilar, a Império de Casa Verde tratou do poder da comunicação.
Na primeira noite, na sexta-feira (22),Tucuruvi, Vila Maria, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real desfilaram.
Veja como foram os desfiles da segunda noite:
Vai-Vai
Veja em câmera lenta detalhes do desfile da Vai-Vai
Após ser campeã do Grupo de Acesso em 2020, a Vai-Vai voltou ao Grupo Especial no carnaval 2022 homenageando os povos africanos com o enredo “Sanfoka! Volte e pegue, Vai-Vai”. A escola abriu a segunda noite de desfiles deste sábado (23). Sanfoka é um ideograma com origem em provérbios africanos de um pássaro com a cabeça voltada para trás, que representa a volta ao passado para adquirir conhecimento para a construção de um futuro melhor. Leia mais sobre o desfile da Vai-Vai.
Gaviões da Fiel
Veja em câmera lenta detalhes do desfile da Gaviões da Fiel
Com o enredo "Basta", a Gaviões da Fiel foi a segunda escola a entrar na avenida. Um atraso devido à limpeza da pista fez com que a escola só iniciasse o desfile por volta de 0h30 deste domingo (24). A escola abordou as faces da desigualdade social. Um dos assuntos levados para a avenida foi o processo da escravidão, no qual os senhores de engenho enriqueceram por meio da exploração do trabalho de homens e mulheres escravizados. Leia mais sobre o desfile da Gaviões.
Mocidade Alegre
Veja em câmera lenta detalhes do desfile da Mocidade Alegre
A Mocidade Alegre celebrou na avenida a história da cantora brasileira Clementina de Jesus com o samba-enredo “Quelémentina, Cadê Você?”. A escola foi a terceira a desfilar na madrugada de domingo. Toda a agremiação se ajoelhou na avenida em um momento de forte emoção, durante um "paradão" da bateria, quando cantavam: "[Clementina] a Mocidade se ajoelha a seus pés". Leia mais sobre o desfile da Mocidade.
Águia de Ouro
Veja em câmera lenta detalhes do desfile da Águia de Ouro
Campeã pela primeira vez no carnaval de São Paulo em 2020, o último a ser realizado antes da pandemia de Covid-19, a Águia de Ouro fez uma homenagem à cultura afro-brasileira no segundo dia de desfiles. A escola apostou no branco para homenagear Oxalá. Leia mais sobre o desfile da Águia de Ouro.
Barroca Zona Sul
Veja em câmera lenta detalhes do desfile da Barroca Zona Sul
A Barroca Zona Sul, quinta escola a entrar na avenida, fez uma homenagem à entidade das religiões afrodescendentes Zé Pilintra - uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro", mas sem o cunho negativo. O samba da Barroca Zona Sul, que foi conduzido pelo intérprete Pixulé, foi batizado de "A evolução está na sua fé... Saravá Seu Zé". Leia mais sobre o desfile da Barroca.
Rosas de Ouro
Rosas de Ouro: Veja de pertinho ritual Xamã com fogo
A Rosas de Ouro propôs, durante seu desfile, um grande ritual de cura para o público após dois anos de pandemia, que persiste, mas que já permite celebrar uma das grandes festas do país. Sexta a chegar na avenida já com as primeiras luzes de sol deste domingo, seu enredo falou sobre rituais e caminhos para curar todos os males através da fé, da magia, da ciência e samba. Leia mais sobre o desfile da Rosas.
Império de Casa Verde
Comissão de frente da Império de Casa Verde leva tigres à avenida
O sol já tinha nascido quando a Império de Casa Verde, última escola de samba do Grupo Especial a desfilar no carnaval 2022 de São Paulo, entrou na passarela do samba. A escola apresentou o samba-enredo "O Poder da Comunicação - Império, o Mensageiro das Emoções", assinado pelos carnavalescos Leandro Barbosa e Mauro Quintaes. Leia mais sobre o desfile da Império.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2022/noticia/2022/04/24/rosas-de-ouro-mocidade-alegre-e-aguia-de-ouro-sao-destaques-do-2o-dia-do-grupo-especial-do-carnaval-de-sao-paulo.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »