23/04/2022 às 07h45min - Atualizada em 23/04/2022 às 08h00min

Estudante visita comunidade e ajuda moradores a transferirem título de eleitor em Teresina

Dayane Coelho, de 16 anos, atendeu cerca de 40 moradores da Vila Nova Esperança, na Zona Sudeste da capital. O prazo para resolver a situação eleitoral antes das Eleições 2022 é até o dia 4 de maio.

G1 MS
https://g1.globo.com/pi/piaui/eleicoes/2022/noticia/2022/04/23/estudante-visita-comunidade-e-ajuda-moradores-a-transferirem-titulo-de-eleitor-em-teresina.ghtml
Dayane Coelho, de 16 anos, atendeu cerca de 40 moradores da Vila Nova Esperança, na Zona Sudeste da capital. O prazo para resolver a situação eleitoral antes das Eleições 2022 é até o dia 4 de maio. Adolescente de 16 anos ajuda pessoas a emitir título eleitoral em Teresina
A estudante Dayane Coelho, de 16 anos, visitou a Vila Nova Esperança, bairro Flor do Campo, na Zona Sudeste de Teresina, e ajudou moradores a transferirem o título de eleitor para que possam votar nas eleições gerais deste ano.
A associação de moradores da comunidade convidou a adolescente para fazer uma ação no local após saber que ela estava ajudando outros jovens na emissão do título usando o computador do comércio do pai.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Dayane disse ao g1 que tudo começou quando ela mesma sentiu dificuldade na hora de emitir seu título. "Quando entendi como funcionava e achei que outras pessoas poderiam ter a mesma dificuldade, resolvi ajudar", contou.
"Comecei querendo ajudar algumas amigas, jovens do bairro que ainda não haviam tirado título e agora estou fazendo para pessoas de outros bairros", completou a estudante.
A adolescente atendeu mais de 100 pessoas, dentre emissão e transferência de títulos, além de auxiliar pessoas com pendências eleitorais. O prazo para resolver essas questões é até 4 de maio.
LEIA TAMBÉM
Saiba como tirar o título de eleitor no Piauí para votar nas eleições de 2022
No Piauí, Justiça Eleitoral emitiu mais de 200 títulos eleitorais por dia para adolescentes
"A gente viu que ela está realizando esse trabalho maravilhoso e temos uma necessidade grande, porque fica muito distante para procurar atendimento presencial e várias pessoas têm dificuldade com tecnologia", contou Denizart Ribeiro, presidente da associação de moradores da Vila Nova Esperança.
A comunidade existe desde 2013, quando era considerada ocupação, mas só foi regularizada e passou a receber serviços básicos como água e energia elétrica em 2019. Atualmente, a vila tem, em média, três mil moradores.
Denizart afirmou que muitos desses moradores são de outras cidades e vieram para Teresina em busca de emprego. "Eles chegaram à capital e tinham que morar de aluguel. Depois tiveram a chance de conseguir uma casa própria aqui", contou.
Apesar da mudança, muitos não fizeram a transferência de título. "A maior parte das demandas era essa, gente que votava na cidade que morava, mudou para cá e não transferiu o título", disse Denizart.
Alguns deles sequer faziam a justificativa eleitoral, por não terem votado. "Muitos estavam com multas", relatou Dayane.
Jardel da Silva, de 27 anos, foi um dos moradores vindos do interior do estado, de Castelo do Piauí, que ainda não havia transferido o título. "Há muitos anos eu só vinha justificando, mas decidi fazer a transferência neste ano porque nosso voto é muito importante", afirmou.
"Facilitou que posso fazer isso perto de casa e neste ano eu quero escolher bem em quem vou votar por isso vim fazer a transferência, para agora poder votar onde estou morando", declarou Jardel.
Isso graças à Dayane, que trabalha de forma voluntária, conciliando seu tempo livre com a rotina de estudos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Eu quis ajudar porque sei que é um sistema meio difícil, complicado de mexer, e, às vezes, a pessoa não tem acesso à internet, a um computador", disse.
"Acho que quem sabe um pouco sobre isso, tem acesso e pode ajudar deve fazer isso. Se eu não tivesse vindo aqui, talvez essas pessoas ficariam mais uma eleição sem votar e é votando que a gente pode ter melhorias no nosso bairro, na nossa cidade. Aqui eles precisam muito", pontuou a adolescente.
? Veja as últimas notícias do g1 Piauí
? Siga o g1 Piauí no Instagram e no Twitter
? Entre no grupo de WhatsApp e receba os boletins de notícias
? Entre no grupo de Telegram e receba os boletins de notícias
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Fonte: https://g1.globo.com/pi/piaui/eleicoes/2022/noticia/2022/04/23/estudante-visita-comunidade-e-ajuda-moradores-a-transferirem-titulo-de-eleitor-em-teresina.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »