21/04/2022 às 07h47min - Atualizada em 21/04/2022 às 08h00min

Secretaria de Saúde entrega nova sede da Unidade de Saúde Indígena em Porto Alegre

Espaço está localizado onde fica a aldeia, na Estrada João de Oliveira Remião, no bairro Lomba do Pinheiro. Entrega marcou a Semana Municipal dos Povos Indígenas, celebrada de 19 a 25 de abril.

G1 MS
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/04/21/secretaria-de-saude-entrega-nova-sede-da-unidade-de-saude-indigena-em-porto-alegre.ghtml

Espaço está localizado onde fica a aldeia, na Estrada João de Oliveira Remião, no bairro Lomba do Pinheiro. Entrega marcou a Semana Municipal dos Povos Indígenas, celebrada de 19 a 25 de abril. Secretaria de Saúde de Porto Alegre entregou nesta quarta-feira (20) a ampliação da sede da Unidade de Saúde Indígena Fàg Nhin
Cristine Rochol/PMPA
A nova sede da Unidade de Saúde Indígena de Porto Alegre foi entregue à comunidade Kaingang nesta quarta-feira (20). O espaço, localizado onde fica a aldeia Fàg Nhin, na Estrada João de Oliveira Remião, no bairro Lomba do Pinheiro, é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A entrega teve apresentação de dança e marcou a Semana Municipal dos Povos Indígenas, celebrada de 19 a 25 de abril.
"Hoje foi um dia histórico para a comunidade indígena. Essa é uma luta que vem há mais de 16 anos, a conquista de um novo espaço para atender a comunidade indígena", afirmou o cacique Samuel da Silva.
A Unidade de Saúde Indígena ganhou novas instalações, consultório odontológico equipado e novo consultório médico, além de áreas específicas para limpeza e esterilização de materiais. O espaço conta com recepção, salas de acolhimento e de enfermagem, consultório médico e consultório odontológico.
A equipe é multidisciplinar, composta por uma médica, uma enfermeira, três auxiliares de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal e agentes indígenas de saúde e de saneamento — estes em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.
O trabalho é itinerante, percorrendo quatro aldeias durante a semana, e é um serviço contratualizado com a Rede de Saúde Divina Providência.
"Esta é uma conquista importante da comunidade, que merece toda a nossa atenção e pode contar com o apoio da secretaria", afirmou o diretor-adjunto de Atenção Primária da SMS, João Manoel Assunção.
Porto Alegre possui ao todo 10 aldeias indígenas e outras comunidades que vivem em diferentes regiões da cidade. É um dos municípios do país que possui equipe própria para o atendimento dessa população, iniciado em 2013. Também possui políticas públicas de saúde voltadas às populações indígenas desde 2001.
Vídeos: Tudo sobre o RS

Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/04/21/secretaria-de-saude-entrega-nova-sede-da-unidade-de-saude-indigena-em-porto-alegre.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »