14/04/2022 às 07h35min - Atualizada em 14/04/2022 às 08h00min

Tradição há quase 300 anos, Procissão do Fogaréu atrai milhares de fiéis após dois anos suspensa pela pandemia

Celebração representa os últimos momentos da vida de Jesus Cristo até sua prisão e crucificação. Farricocos percorrem as ruas de pedra carregando tochas.

G1 MS
https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2022/04/14/tradicao-ha-quase-300-anos-procissao-do-fogareu-atrai-milhares-de-fieis-apos-dois-anos-suspensa-pela-pandemia.ghtml

Celebração representa os últimos momentos da vida de Jesus Cristo até sua prisão e crucificação. Farricocos percorrem as ruas de pedra carregando tochas. Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
A Procissão do Fogaréu atraiu milhares de pessoas à cidade de Goiás na madrugada desta quinta-feira (14). A tradição, que é feita a quase 300 anos, ficou suspensa por dois anos devido à pandemia do coronavírus.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A procissão marca o início das comemorações da Semana Santa e surgiu em 1745. Farricocos usando túnicas e máscaras coloridas representam soldados romanos em busca de Jesus Cristo, representado por uma bandeira com a imagem do filho de Deus.
LEIA TAMBÉM
Cidade de Goiás atividades presenciais na Semana Santa após dois anos de eventos suspensos
Cidade de Goiás: a história que se tornou Patrimônio da Humanidade há 20 anos
À meia noite, as luzes da cidade são apagadas. As ruas de pedra são iluminadas por tochas carregadas pelos farricocos. Descalços, caminham a passos apressados pelo trajeto de 2 km.
A multidão acompanha o grupo formado por 45 homens. Ao longo do caminho, fazem pequenas paradas para encenações que contam os últimos momentos de Jesus.
“Eu fico nervoso, como se fosse o primeiro ano. No ensaio eu estava nervoso. Isso é um teatro para mostrar para o povo que Jesus sofreu por nós”, disse o coordenador de limpeza João Conceição.
O momento mais emocionante é a prisão de Jesus. O toque do clarim anuncia o fim da perseguição. O instrumento se torna o único som na cidade por alguns segundo, silenciando toda multidão.
“É um momento de reflexão da gente ver essa emoção da procissão, sentir isso nos nossos corações e pensar, acima de tudo, nesse homem que foi tão importante. Cada ano é um ano mais emocionante que o outro”, disse o servidor público Jonas Carlos Berquó.
Farricocos na Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Farricocos percorrem ruas de pedra durante Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2022/04/14/tradicao-ha-quase-300-anos-procissao-do-fogareu-atrai-milhares-de-fieis-apos-dois-anos-suspensa-pela-pandemia.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »