05/04/2022 às 05h00min - Atualizada em 05/04/2022 às 08h01min

A vitória de Viktor Orbán e o futuro da democracia na Hungria; ouça podcast

Dono de agenda autoritária, premiê é reeleito para o quarto mandato consecutivo

Folha de São Paulo
https://redir.folha.com.br/redir/online/mundo/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2022/04/a-vitoria-de-viktor-orban-e-o-futuro-da-democracia-na-hungria-ouca-podcast.shtml

A quarta eleição consecutiva do premiê da Hungria, Viktor Orbán, pode levá-lo a 16 anos seguidos no poder. O apoio de dois terços do Parlamento permite ao primeiro-ministro aprovar mudanças na Constituição e promover novos avanços na agenda autoritária que tem sido a marca da gestão dele.



Desta vez, a oposição até tentou se unir numa frente ampla em torno de um candidato conservador, Péter Márki-Zay, mas a tentativa naufragou diante da vitória acachapante de Órban no último domingo (3).



Entre atritos com a União Europeia e a proximidade com o presidente russo, Vladimir Putin, o líder húngaro é visto como um dos principais expoentes do populismo de direita no mundo. O perfil autoritário dele tem servido de inspiração para vários políticos, entre eles Jair Bolsonaro.



No episódio desta terça-feira (5), o Café da Manhã conversa com Thiago Amparo, professor de direito internacional e direitos humanos na FGV e colunista da Folha. Ele relembra os anos em que viveu na Hungria sob a expansão do autoritarismo, explica como Orbán conseguiu mais uma vitória tão expressiva e analisa os rumos da democracia húngara.



Ouça o episódio:
Leia mais (04/05/2022 - 05h00)

Fonte: https://redir.folha.com.br/redir/online/mundo/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2022/04/a-vitoria-de-viktor-orban-e-o-futuro-da-democracia-na-hungria-ouca-podcast.shtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »