03/04/2022 às 07h46min - Atualizada em 03/04/2022 às 08h00min

Cartão BOM, usado no sistema de transporte estadual de SP, receberá recarga somente até este domingo

Em novembro do ano passado, governo começou processo de substituição pelo Cartão TOP. Crédito do BOM poderá ser usado até final do saldo.

G1 MS
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/04/03/cartao-bom-usado-no-sistema-de-transporte-estadual-de-sp-recebera-recarga-somente-ate-este-domingo.ghtml

Em novembro do ano passado, governo começou processo de substituição pelo Cartão TOP. Crédito do BOM poderá ser usado até final do saldo. Pessoa segura celular com o aplicativo TOP, novo Bilhete Digital QR Code para embarque nas estações da CPTM e do Metrô de São Paulo.
Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo
Os passageiros que ainda utilizam o cartão BOM no sistema de transporte estadual - Metrô, CPTM e EMTU - poderão realizar recargas somente até 23h59 deste domingo (3).
Segundo o governo estadual, o cartão BOM não terá prazo para expirar e os créditos adquiridos em todas as modalidades, e eles poderão ser utilizados até o final do saldo. A partir desta segunda (4), entretanto, novas recargas só poderão ser efetuadas no cartão TOP.
Secretário de Transportes diz que problemas no bilhete TOP fazem parte de 'curva de aprendizado'
Passageiros reclamam de problemas e instabilidade no novo bilhete TOP
Passageiros encontram dificuldades para comprar cartão TOP nas estações e cambistas vendem bilhetes mais caros
Também a partir do dia 4 de abril, caso ainda haja no cartão BOM um saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular, o passageiro conseguirá embarcar no sistema de trilhos do Metrô, CPTM ou ainda nos ônibus da EMTU, com direito ao desconto do restante do valor da passagem e de eventual integração, sem qualquer prejuízo.
Feita esta última utilização, o cartão BOM será cancelado automaticamente.
O saldo de créditos do BOM pode ser verificado pelos passageiros nos validadores instalados nas estações, e estará disponível também para consulta após o dia 4 de abril pelo WhatsApp do TOP e atendimento eletrônico da central telefônica (3888 2200).
Passageiros que possuem o cartão BOM Sênior ou Especial poderão utilizá-los normalmente, até que a data de substituição dessas categorias seja comunicada.
Prazo final para recarga do Cartão Bom
Transição
O cartão TOP, que começou a substituir o cartão BOM no sistema de transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), apresenta uma série de reclamações dos passageiros desde que entrou em vigor.
A mudança teve início em 5 de novembro de 2021 com os cartões BOM Vale-Transporte e, em 1º de dezembro, para os cartões BOM Comum.
Cartão TOP
Desde novembro de 2021, o cartão TOP também é usado no sistema de trilho sobre trens do Metrô e da CPTM, além dos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo. O TOP foi criado para substituir o BOM e terá os mesmos modelos disponíveis.
O cartão TOP pode ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio (com custo de envio). O calendário, informações e locais de troca do cartão estão disponíveis no site do TOP. Dúvidas também podem ser retiradas pelo WhatsApp do TOP (11 3888-2200) ou acessar as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).
Existe a integração entre o cartão e o aplicativo TOP, que permite a venda dos bilhetes digitais, com QR Code.
Além da venda por aplicativo, o bilhete digital é vendido pelas máquinas de autoatendimento instaladas nas estações, por WhatsApp ou por estabelecimentos comerciais e parceiros. Ele pode ser usado impresso ou diretamente da tela do celular, aproximando o código de barras do leitor da catraca.
Assim como o BOM, o cartão TOP pode ser usado para embarque nas linhas da EMTU que circulam pela região metropolitana de São Paulo, além de CPTM e Metrô. Foi mantido o benefício do desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.
De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, o TOP é um sistema de tecnologia e não apenas um cartão.
O objetivo é facilitar a vida dos passageiros com novas formas de pagamento, inclusive em bancos digitais, e evitar fraudes.
No entanto, a reportagem da TV Globo flagrou instabilidade, várias falhas, inclusive fraudes e ações de cambistas após a implantação do TOP.
Principais problemas apontados:
Na hora de fazer o cadastro para o bilhete, ocorrem falhas e muitos passageiros tiveram de tentar várias vezes, alguns desistiram;
Mesmo após o sistema ter confirmado o cadastro, passageiros relatam que não conseguem ter acesso ao sistema;
A falta de papel é constante nos totens do TOP para imprimir o QR Code nas estações de trem, ônibus e metrô;
Das máquinas disponíveis para venda dos bilhetes, passageiros relatam que a maioria fica sem funcionar (fora de serviço ou quebradas);
Não recarrega nas bilheterias;
Aplicativo do TOP apresenta diversas instabilidades.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/04/03/cartao-bom-usado-no-sistema-de-transporte-estadual-de-sp-recebera-recarga-somente-ate-este-domingo.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »