31/03/2022 às 07h43min - Atualizada em 31/03/2022 às 08h00min

Golfinho-pintado-do-Atlântico é encontrado morto em praia de Florianópolis; conheça a espécie

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), alterações no corpo do animal sugerem que uma possível doença genética tenha provocado a morte.

G1 MS
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/03/31/golfinho-pintado-do-atlantico-e-encontrado-morto-em-praia-de-florianopolis.ghtml

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), alterações no corpo do animal sugerem que uma possível doença genética tenha provocado a morte. Animal foi encontrado morto na praia dos Ingleses, em Florianópolis
R3 Animal/Divulgação
Um golfinho-pintado-do-Atlântico foi encontrado morto na praia dos Ingleses, região Norte de Florianópolis, na quarta-feira (30). Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), alterações no corpo do animal sugerem que uma possível doença genética tenha provocado a morte. As causas serão investigadas (conheça mais sobre a espécie abaixo).
O golfinho era uma fêmea, com 1,85 metro de comprimento e 79,5 quilos. Ele foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), na Capital.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Conforme a médica veterinária do centro, Janaina Rocha Lorenço, uma análise preliminar mostrou que que o animal estava magro e sem alimento no estômago, o que indicaria "debilidade crônica" e que dificulta os hábitos do golfinho.
"As demais alterações são sugestivas de possível doença genética, que podem ter contribuído para a causa da morte. Amostras de órgãos foram colhidas e serão enviadas para exame histopatológico para confirmar a suspeita", disse a especialista.
Animal foi retirado da praia após ser encontrado sem vida em Florianópolis
R3 Animal/Divulgação
Golfinho-pintado-do-Atlântico
A espécie leva o nome científico de Stenella frontalis e é um cetáceo da família Delphinidae, que habita águas costeiras e oceânicas tropicais, subtropicais e temperadas quentes do Oceano Atlântico. No Brasil, há registros no Estado, e também no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.
Segundo o PMP-BS, os adultos podem medir entre 1,6 e 2,2 metros. As fêmeas chegam a 130 quilos e os machos, 140 quilos. Os animais são velozes, costumam viver em grupos e podem chegar até os 50 anos.
O golfinho-pintado-do-Atlântico possui dorso escuro e o ventre mais claro. Quando crescem, começam a aparecer pintas brancas (veja as imagens acima) na parte do ventre. Se alimentam principalmente de peixes e lulas.
LEIA TAMBÉM:
Bombeiros resgatam esquilo e outros 26 animais de incêndio em residência em SC
Cobra americana rara no Brasil é capturada em terreno no Oeste de SC; VÍDEO
VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no g1
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/03/31/golfinho-pintado-do-atlantico-e-encontrado-morto-em-praia-de-florianopolis.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »