30/03/2022 às 07h48min - Atualizada em 30/03/2022 às 08h00min

Fortaleza é a cidade que mais recebeu chuvas no Ceará em março; volume é 77% acima da média

A média para o mês de março, segundo a Funceme, é de 324,1 milímetros. O volume até o momento é de 574,5 milímetros.

G1 MS
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/03/30/fortaleza-e-a-cidade-que-mais-recebeu-chuvas-no-ceara-em-marco-volume-e-77percent-acima-da-media.ghtml

A média para o mês de março, segundo a Funceme, é de 324,1 milímetros. O volume até o momento é de 574,5 milímetros. Fortaleza registrou um volume total de chuva neste mês de março de 574,5 milímetros.
Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares
Fortaleza é a cidade que mais recebeu chuva no Ceará neste mês de março, com o volume de 574,5 milímetros. A média para o mês é de 324,1 milímetros. Os dados são preliminares e devem ser atualizados no decorrer do dia.
Com as precipitações, a temperatura ficou mais amena. A máxima registrada em Fortaleza nesta terça-feira foi 26,4ºC por volta das 23 horas. E a mínima entre 16 e 17 horas com 24ºC.
Fortaleza recebeu 135,8 milímetros de chuva entre segunda e terça-feira (29), o maior volume da capital cearense no ano, segundo o órgão.
A cidade amanheceu com vias alagadas, túneis interditados, casas ilhadas e árvores caídas. Os principais pontos de alagamentos ficam nos bairros Montese e Aerolândia.
Previsão para os próximos dias
Todas as macrorregiões deverão registrar chuvas nesta quarta-feira, pelo menos. Porém, de acordo com a Funceme, os maiores acumulados são esperados para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba.
LEIA TAMBÉM:
Ceará tem só 20% de chance de ter chuvas acima da média até maio
Ceará tem 40% de chance de ter chuvas acima da média até abril
Ao longo destes três dias, as precipitações são esperadas ao longo dia. No caso do Litoral de Fortaleza, as maiores chuvas deverão ocorrer entre a madrugada e manhã.
Conforme ainda a Funceme, as chuvas que estão ocorrendo e aquelas esperadas até quarta têm relação com a formação de áreas de instabilidade devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
Situação dos principais açudes
Com as boas chuvas dos últimos dias subiu para 17 o número de açudes no Ceará que estão com 100% do volume. Os açudes Mundaú, em Uruburetama, Gavião, em Maranguape e Barragem do Batalhão, em Crateús. Este último foi o primeiro a sangrar, mas diminuiu o volume e voltou a ficar com sua capacidade total. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 15,49% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 35,07%.
Já o Banabuiú se encontra com 8,23%. O estado tem 21 açudes com volume acima de 90% e 63 reservatórios com volume inferior a 30%.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/03/30/fortaleza-e-a-cidade-que-mais-recebeu-chuvas-no-ceara-em-marco-volume-e-77percent-acima-da-media.ghtml
Notícias Relacionadas »
Comentários »