06/09/2021 às 15h27min - Atualizada em 07/09/2021 às 13h00min

Com 5 atletas da ABDA, Brasil fica entre 10 melhores no Mundial Sub-20

Foi a segunda melhor campanha na história da competição para atletas com menos de 20 anos

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de Imprensa ABDA
https://abdabauru.com.br/blog/2021/09/06/com-5-atletas-da-abda-brasil-fica-entre-10-melhores-no-mundial-sub-20/
Divulgação ABDA

Com cinco atletas da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) na delegação, a Seleção Brasileira sub-20 de polo aquático terminou sua participação no Campeonato Mundial Junior na 10º colocação, no último sábado (4/9).

Foi a segunda melhor campanha na história da competição para atletas com menos de 20 anos. A melhor campanha aconteceu em 2013, em Szombathely, na Hungria, quando o Brasil terminou na 7ª colocação.

A Sérvia foi campeã da competição deste ano realizada pela FINA ao derrotar a Itália por 10 a 8 na final. O campeonato aconteceu entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, em Praga, na República Tcheca. A seleção de Montenegro conquistou a medalha de bronze ao derrotar os húngaros por 12 a 11, após disputa de pênaltis.

União da equipe – Os atletas da ABDA Danilo Falcão Puls, Eduardo Cintra de Paula, Felipe Henrique Gomes Lacerda (capitão da equipe), João Carlos de Mattos e Murilo Henrique Moreira de Souza tiveram importante atuação no elenco, assim como os outros oito jogadores, atuando com muita garra e união em todos as partidas.

Alessandro Checchinatto, diretor de polo aquático da CBDA, avaliou o desempenho do Brasil. “Foi uma excelente participação da seleção brasileira no Mundial. Há muito tempo não figurávamos entre os dez melhores nesta categoria. Gostaria de enaltecer o trabalho feito pela comissão técnica da Seleção, que foi assistida pelo Comitê Técnico da PAB/CBDA”, disse.

+ Leia mais: Nove atletas da ABDA são convocadas para treino da seleção sub-20 feminina

+ Leia mais: ABDA realizará Pan-Americano Sub-18 e Copa UANA de polo aquático em 2022

+ Leia mais: ABDA finaliza Copa União campeã Sub-16 feminino e Sub-14 misto

O Brasil teve duas vitórias no Mundial. Contra o Egito, na fase de grupos, o que credenciou o time a disputar as oitavas de final, e contra a África do Sul, na disputa do 9º ao 12º lugar do torneio. Nas oitavas, a seleção perdeu para a Sérvia. Os placares de todos os jogos do Brasil No Mundial foram:

  • Brasil 10 x 22 Hungria
  • Alemanha 14 x 5 Brasil
  • Brasil 9 x 8 Egito
  • Sérvia 15 x 5 Brasil
  • África do Sul 5 x 16 Brasil
  • Brasil 6 x 16 Alemanha
A seleção masculina sub-20 conta com 5 atletas da ABDA

A seleção masculina sub-20 conta com 5 atletas da ABDA

A seleção masculina sub-20 conta com 5 atletas da ABDA

Futuro promissor - Na avaliação do técnico Marcelo Chagas, a seleção brasileira foi evoluindo ao longo do Mundial. “Acredito que fizemos uma participação muito boa, acima até das nossas expectativas. Durante o campeonato, a equipe foi evoluindo e, nos últimos jogos, conseguimos ganhar ritmo de jogo”, explicou.

Chagas exalta o talento do grupo e aposta no futuro. “Se tivermos mais tempo juntos e jogarmos com equipes mais fortes, vamos melhorar muito. É uma seleção muito talentosa. Se houver o investimento necessário, vai render muitos frutos para o próximo ciclo olímpico”, aposta.

O técnico agradeceu a oportunidade e projetou o futuro da Seleção Brasileira de polo aquático. “Pensando na Olimpíada que vai ser nos EUA (2028), acredito que temos chance de participar, caso tenha o investimento necessário. Estou muito feliz em fazer parte desse grupo incrível, em que todos são muito unidos”, finalizou Chagas.

Além dos atletas, o diretor da ABDA, Alexandre Augusto de Mattos Zwicker também fez parte como chefe de equipe da comissão técnica que participou do Mundial.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Como você avalia nosso conteúdo?

56.1%
25.1%
10.8%
8.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp