06/09/2021 às 17h04min - Atualizada em 07/09/2021 às 13h00min

Gustavo Xavier e Eliana Pinheiro garantem mais uma vitória no Festival Santander Brasil Ride

Os líderes da elite feminina e masculina venceram o contrarrelógio do Warm Up Pro na manhã desta segunda-feira (6), em Botucatu (SP). Decisão será nesta terça-feira, 7 de Setembro, em prova com distância de 53,8 Km e altimetria acumulada de1.306 m

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Ney Evangelista / Brasil Ride
Vencedores da etapa Rainha do Festival Santander Brasil Ride, Gustavo Xavier e Eliana Pinheiro repetiram a dose na manhã desta segunda-feira (6) e garantiram mais um triunfo no Warm Up Pro. A prova intermediária do maior evento de esportes outdoor do País contou com um contrarrelógio de 12,4 km, em Botucatu (SP). Protagonista em boa parte da disputa, Gustavo venceu a elite masculina ao cruzar a linha de chegada ao lado de Alex Malacarne, com quem fará dupla na Santander Brasil Ride Bahia, em novembro. Já na elite feminina, Eliana conseguiu aumentar a folga na liderança, cruzando a linha de chegada sozinha, mais de 20 segundos à frente da segunda colocada, Karen Paiva.

Após uma etapa difícil no domingo (5), com mais de 90 km pedalados entre Botucatu e Pardinho, nesta segunda foi vez de os atletas competirem no contrarrelógio. A primeira largada foi da elite masculina, às 9h da manhã, vencida por Gustavo Xavier, em 28min54, mesmo tempo de Alex Malacarne, que cruzou a linha de chegada alguns décimos de segundos depois. O top 5 do dia teve ainda Leandro Donizete e João Paulo Firmino, em 29min11, e Sidnei Fernandes, um segundo depois.

"Uma etapa super dura, porque foi muito rápida. Larguei bem e liderei a ponta do pelotão no começo, porém tive um pequeno imprevisto e precisei parar rapidamente e cerca de 15 ciclistas me passaram. Na entrada do single track (trilha estreita) fiquei para atrás, mas consegui fazer ultrapassagens agressivas nas descidas, saltando algumas pedras soltas e, nos últimos três quilômetros finais, com uma subida bem difícil, passei o João Paulo Firmino, que era segundo, alcançando o Alex para cruzarmos juntos a linha de chegada", comentou Gustavo.

Durante o programa Brasil Ride Stage News, na noite deste domingo, Alex Malacarne revelou que formará dupla com Gustavo Xavier na principal ultramaratona premium do mundo, a Santander Brasil Ride Bahia. "Estamos fazendo este Warm Up Pro praticamente em dupla. Um treino para os sete dias entre Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga. Estamos vivendo essa experiência para ver como é correr uma ultramaratona juntos. Objetivo é chegar lá afinados. Quem sabe não vencemos lá na Bahia este ano", afirmou o líder.

Segundo colocado nas duas etapas, Alex Malacarne também avaliou o desafio do contrarrelógio. "Etapa legal e divertida. Consegui fazer a trilha do single track bem seguro e calmo. Já na última subida, bastante longa e dura, o Gustavo e eu subimos juntos, então foi muito legal estar com ele. Como eu falei no Brasil Ride Stage News, este é um evento que estamos usando para chegarmos ainda mais entrosados na ultramaratona, na Bahia", destacou Alex. 

Elite feminina - Já na segunda largada do dia, às 9h20, foi a vez das mulheres da elite masculina enfrentarem as trilhas do entorno de Botucatu. Confirmando seu favoritismo, Eliana Pinheiro venceu outra vez, pedalando os 12,4 km em 40min48. A segunda colocada, Karen Paiva, chegou pouco depois, em 41min10. Completaram o top 5 do dia as ciclistas Vanessa Paris (41min58), Thays Gobo (42min39) e Fabiana Brandão (43seg28).

"Foi difícil para mim, porque a prova contava com trechos bem técnicos e descidas muito íngremes, algo que não é o meu costume. Escorreguei, caí, entortei o banco, algumas adversárias me passaram, depois eu consegui ultrapassá-las. Enfim, minha esperança era conseguir recuperar a liderança do contrarrelógio na última subida e foi o que aconteceu", avaliou Eliana.

Segunda colocada do dia, Karen Paiva comemorou o fato de a etapa curta ter o estilo que lhe favorecia, para garantir uma boa colocação no dia. "Uma prova linda. Sou bem preparada para provas de cross-country, por isso acredito que foi a minha prova. No último dia, nesta terça-feira, vamos ver o que pode ser feito, para recuperar tempo e subir na classificação. Foi bacana demais", contou Karen.

Top 5 das elites do Warm Up Pro

Masculino
1) Gustavo Xavier - 28min54seg005
2) Alex Malacarne - 28min54seg068
3) Leandro Donizete - 29min11seg272
4) João Paulo Firmino - 29min11seg684
5) Sidnei Fernandes - 29min12

Feminino 
1) Eliana Pinheiro - 40min48
2) Karen Paiva - 41min10
3) Vanessa Paris - 41min58
4) Thays Gobo - 42min39
5) Fabiana Brandão - 43min28

Top 5 acumulado após duas etapas do Warm Up Pro

Masculino
1) Gustavo Xavier - 4h04min23
2) Alex Malacarne - 4h07min11
3) Sidnei Fernandes - 4h11min28
4) Alysson Lucas - 4min11min30
5) João Paulo Firmino - 4min14min36

Feminino
1) Eliana Pinheiro - 5h11min50
2) Fabiana Brandão - 5h26min09
3) Karine Souza - 5h33min13
4) Karen Paiva - 5h40min04
5) Thays Gobo - 5h45min40

Programação do Festival - A programação do Santander Festival Brasil Ride segue nesta terça-feira em Botucatu (SP). A arena será aberta às 6h45, com a retirada de kit do Warm Up Sport até 9h, horário da largada da categoria, que contará com percurso de 40,7 Km e altimetria acumulada de 1.012 m. Já o Warm Up Pro e E-MTB têm início mais cedo, às 8h.

Transmissões ao vivo - As largadas e chegadas de cada dia serão transmitidas ao vivo no Instagram do Tour Brasil Ride. Prova marcará a estreia do programa Brasil Ride Stage News, com boletins diários transmitidos no canal de YouTube da Brasil Ride,  contando um resumo da etapa, diariamente às 19h, de sábado (4) até terça-feira (7).
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Como você avalia nosso conteúdo?

56.2%
25.0%
10.7%
8.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp