24/11/2021 às 18h36min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h00min

Chegada do verão aumenta risco de afogamentos nas praias

O uso de equipamentos de segurança homologados pela Marinha do Brasil é essencial para promover mais segurança e aproveitar a estação sem preocupação e acidentes.

SALA DA NOTÍCIA Rotas Comunicação
Catarina Náutica
Novembro 2021 – Durante o verão é preciso redobrar a atenção e o cuidado ao aproveitar as praias para evitar fatalidades, como afogamentos. Nos últimos três anos, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), que atua de Itajaí a Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina, registrou 39 óbitos por afogamentos. Em primeiro lugar está Itapoá, com 10 registros, seguido de Navegantes, com seis. São Francisco do Sul, Barra Velha e Itajaí aparecem em terceiro lugar, com cinco óbitos registrados em cada.

Segundo o Tenente Douglas Machado, do 7º BBM, não é possível afirmar se os óbitos acontecem mais com moradores locais ou turistas, mas os dois têm suas próprias características. “O turista vem de fora, não conhece o local e acaba acatando mais as orientações dos guarda-vidas. Já os moradores conhecem o local, muitos até respeitam as orientações dos guarda-vidas, mas acabam se expondo ao risco”, afirma.

Apesar do número significativo de afogamentos, o 7º BBM registrou, no mesmo período, mais de sete milhões de prevenções nas praias do litoral norte do Estado e Itajaí foi a cidade que obteve o maior número de prevenções realizadas, com 1.796.920 ocorrências. Durante o período, o número de salvamentos na cidade chegou a 483.

Para a prevenção aos afogamentos e outros acidentes no mar, o Corpo de Bombeiros Militar possui o aplicativo “Praia Segura CBMSC” que informa quais praias de Santa Catarina estão próprias para banho, a cor das bandeiras durante o dia, locais com alerta de mar em ressaca, risco de acidente com água-viva e quais praias possuem o projeto praia acessível. O aplicativo também informa o horário de funcionamentos dos postos salva-vidas e quais estão ativos no momento. Aliado a isso, nas praias há as bandeiras nos postos salva-vidas e na faixa de areia, informando como está o mar no dia.

Apesar da ação preventiva do Corpo de Bombeiros, é importante que o banhista também se atente ao risco com a própria vida durante o banho de mar. O uso de colete salva-vidas, amplamente recomendado pelas forças de segurança, é fundamental para evitar afogamentos.

Entre as opções está o colete ergonômico, produzido em Neoprene, material bastante utilizado para a confecção de roupas de mergulho. Esse estilo de colete se autoajusta ao corpo como uma segunda pele. Exemplo é o modelo Enzo da marca Xfloat, homologado pela Marinha do Brasil, que oferece conforto, flexibilidade e leveza, sem absorver água e não perder flutuação, proporcionando segurança no mar. A Catarina Náutica, uma das maiores distribuidoras de produtos náuticos do país, dispõe deste e outros modelos de coletes, além de diversos produtos de salvatagem e segurança direto na loja física ou pelo site https://www.catarinanautica.com/.

Para o diretor da Catarina Náutica, Roberto Deschamps, prezar pela segurança nas praias e também embarcações, principalmente no verão, é importante para curtir a estação de forma tranquila para as famílias, turistas e moradores. “Nas embarcações, por exemplo, é importante que todos os itens obrigatórios, como boias e coletes salva-vidas correspondam com as especificidades de cada embarcação. Nas praias, a atenção é o autocuidado, priorizando a segurança com os coletes salva-vidas, independentemente da agitação do mar”, reitera.

Deschamps ainda afirma que a procura por itens de segurança nesta época do ano aumenta consideravelmente e a Catarina Náutica possui um shopping náutico completo, em Itajaí (SC), com itens essenciais para a segurança a bordo, nas praias e piscinas. “Além disso, através do e-commerce realizamos entregas para todo o país, levando segurança de norte a sul do Brasil”, finaliza.

Sobre a Catarina Náutica
Há 7 anos, a Catarina Náutica atua com venda de suprimentos náuticos no mercado brasileiro. Através da matriz localizada na região central de Itajaí, polo náutico de Santa Catarina, atua com venda direta e distribuição de produtos. Além de 4 revendedoras parcerias no litoral, é representante exclusiva em Santa Catarina de renomadas marcas mundiais como:  Sika, Tubolit, Tintas Vinci, International Paint e Sikkens. Através do e-commerce também realiza venda nacional de mais de 3 mil itens como: caiaques, boias infantis, acessórios e moda náutica, além de produtos para reparo e construção de barcos. 
https://www.catarinanautica.com/


O colete modelo Enzo da marca Xfloat, homologado pela Marinha do Brasil, oferece conforto, flexibilidade e leveza, proporcionando segurança no mar.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Como você avalia nosso conteúdo?

56.2%
25.0%
10.7%
8.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp