12/05/2021 às 17h51min - Atualizada em 12/05/2021 às 17h51min

Go, vegan!

Lizzi Cooper

Lizzi Cooper

Gastronomia

Não sei quanto a vocês, mas ao meu redor está cada vez mais frequente (e crescente) o número de conhecidos que estão optando por uma dieta com a diminuição drástica de proteínas animais. A grande maioria ainda não eliminou completamente derivados como leite, ovos e queijos, mas as carnes já não fazem mais parte das dietas do dia a dia. Esses sãos os vegetarianos denominados ovolacto. Já o time vegano não consome nenhum insumo de origem animal na alimentação e tentam, com muito esforço e dedicação, estender essa opção para vestuário, cosméticos e demais itens de consumo.

Para além dos conceitos ideológicos que levam uma pessoa a ser vegana, é preciso compreender que é uma opção de vida com algumas dificuldades. Muitos restaurantes, deliveries e bares ainda não possuem opções veganas. O ideal é o adepto aprender a fazer seu próprio alimento.

Existem inúmeros blogs e canais no youtube com algumas milhares de receitas dando dicas preciosas, não só na escolha dos insumos como dos preparos passo a passo.

É preciso ser criativo para criar um cardápio vegano que fuja dos carboidratos brancos. Aposte nos grãos e sementes: feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, aveia, quinoa entre outros. Arrozes variados como o negro, o selvagem, os multigrãos, o vermelho e o clássico integral. Ser vegano parece ser caro, mas pense que você está eliminando das suas compras caseiras proteínas animais que em geral estão entre os maiores gastos.

Termino aqui dizendo que admiro quem opta por esse estilo de vida, não apenas por ser se alimentar geralmente mais saudável, mas porque, em geral, por trás dessa escolha estão pessoas de um coração generoso. Go vegans!!


Ansian Burger
Rende 4 burgers


Ingredientes:

300g de Feijão branco
50g Cebola
10g Alho
Suco de 1 Limão
1 maço de Coentro
Sal
100g de Panko
10g de Bicarbonato de sódio
Maionese de abacate e raiz forte
1/2 abacate machucado
Suco de 1 Limão
1 colher de sopa de Raiz forte em pó (wasabi) (10g)
1 dente de Alho raladinho
100ml de Azeite
Sal
Finalização
Repolho roxo e branco
Cenoura
Gergelim preto
Pão

 

Preparo:
Hidrate o feijão branco com água até amolecer. Num processador coloque o feijão e todos os ingredientes até obter uma massa meio granulada, mas homogênea. Dê o ponto com a farinha panko. Modele mesmo mole e coloque para fritar em imersão. O hambúrguer ficará crocante por fora e douradinho.

 

Maionese:
Para a maionese machuque o abacate e misture com a raiz forte, alho, coentro picado e o sal. Aos poucos adicione o azeite mexendo com o fouet para emulsionar.


Montagem:

Pique os repolhos e a cenoura bem fininho. Coloque a maionese de abacate embaixo, cubra com o burguer, coloque m ais um pouco de maionese, cubra com a salada, gergelim e mais um pouco de molho. Finalize com a tampa do pão.
Leia Também »
Comentários »