12/05/2021 às 17h45min - Atualizada em 12/05/2021 às 17h45min

La cocina peruana

Lizzi Cooper

Lizzi Cooper

Gastronomia

A Culinária Peruana continua sendo destaque no cenário gastronômico mundial. Para compor essa riquíssima gastronomia, houve a fusão de
vários fatores:

- A riqueza de insumos proporcionada pelos 23 microclimas (o mundo tem 29)
- As tradições incas que foram preservadas
- A abertura para utilizar as influências técnicas trazidas pelos imigrantes
- A técnica e a criatividade dos grandes chefs peruanos.

Não é por acaso que o Peru tem conquistado todos os prêmios de destaque gastronômico da América Latina.
 
E Fortaleza teve o privilégio de receber o melhor dessa gastronomia. A Embaixada do Peru (com a presença pessoal do embaixador Vicente Rojas Escalante, ciceroneado pelo cônsul honorário Javier Yugar) realizou nos dia 6 e 7 de dezembro o Festival Gastronômico - Culinária Peruana, no L'Ô Restaurante, com o cardápio assinado pelo chef peruano Marco Espinoza.

No cardápio da primeira noite foram apresentados os maiores clássicos da gastronomia peruana, tendo como entradas o Ceviche e a Causa limeña, e como principais o Lomo saltado e o Aji de galinha.

No cardápio da segunda noite (quando tive o privilégio de ser um dos convidados), o chef Marco Espinoza nos apresentou as suas releituras contemporâneas dos pratos peruanos, e o resultado foi um dos melhores jantares que tive nos últimos tempos. E, para complementar, o bartender peruano Miguel Algel Espinoza nos serviu um divino Pisco Sour. E nada melhor do que as imagens para eu mostrar esse momento mágico da gastronomia aqui em Fortaleza.
Leia Também »
Comentários »